Volkswagen eletrifica um Fusca e já prepara Kombi movida a bateria
(SÃO PAULO) – E o time de clássicos com motor elétrico ganha mais um representante: VW e-Beetle, ou e-Käfer, como é chamado na Alemanha.
Para eletrificar um Fusca, a VW recorreu às baterias de íon de lítio, ao motor elétrico de 82 cv e à transmissão do e-Up, já vendido na Europa. Segundo a empresa, a autonomia total é de 200 quilômetros, mas uma espetada num recarregador de alta voltagem por uma hora pode garantir mais 150 quilômetros. O desempenho é satisfatório para um Fusca: bastam 4 segundos para chegar a 50 km/h e 8 para alcançar os 80 km/h. A velocidade máxima é de 150 km/h.
A estreia do e-Beetle será no Salão de Frankfurt, na próxima semana, numa versão de "quase produção", segundo a marca – que também vai oferecer o kit para que proprietários de Fusca convertam seus carros. E uma Kombi também está nos planos: "nós já estamos trabalhando para preparar a plataforma para a Kombi", adiantou Thomas Schmall, diretor do Volkswagen Group Components (e que já foi presidente da Volkswagen do Brasil).
Mas talvez a melhor notícia seja a conversão ter o carimbo da fabricante, que inclusive não está sozinha: recentemente, a Renault fez o mesmo com um Plein Air; Jaguar, Mini e até a Aston Martin também já mostraram seus clássicos eletrificados. O que nos leva a deduzir que automóveis antigos – por essência antagônicos às cada vez mais rígidas regulamentações acerca de emissão de poluentes – também têm seu papel na irreversível e necessária eletrificação veicular.
O que não quer dizer que a partir de agora temos que trocar os motores de todo carro antigo por baterias.
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