Topo

Volkswagen eletrifica um Fusca e já prepara Kombi movida a bateria

Rodrigo Mora

06/09/2019 07h00

(SÃO PAULO) – E o time de clássicos com motor elétrico ganha mais um representante: VW e-Beetle, ou e-Käfer, como é chamado na Alemanha.

VW e-Käfer (Imagem: divulgação)

Para eletrificar um Fusca, a VW recorreu às baterias de íon de lítio, ao motor elétrico de 82 cv e à transmissão do e-Up, já vendido na Europa. Segundo a empresa, a autonomia total é de 200 quilômetros, mas uma espetada num recarregador de alta voltagem por uma hora pode garantir mais 150 quilômetros. O desempenho é satisfatório para um Fusca: bastam 4 segundos para chegar a 50 km/h e 8 para alcançar os 80 km/h. A velocidade máxima é de 150 km/h.

VW e-Käfer (Imagem: divulgação)

A estreia do e-Beetle será no Salão de Frankfurt, na próxima semana, numa versão de "quase produção", segundo a marca – que também vai oferecer o kit para que proprietários de Fusca convertam seus carros. E uma Kombi também está nos planos: "nós já estamos trabalhando para preparar a plataforma para a Kombi", adiantou Thomas Schmall, diretor do Volkswagen Group Components (e que já foi presidente da Volkswagen do Brasil).

VW e-Käfer (Imagem: divulgação)

Mas talvez a melhor notícia seja a conversão ter o carimbo da fabricante, que inclusive não está sozinha: recentemente, a Renault fez o mesmo com um Plein Air; Jaguar, Mini e até a Aston Martin também já mostraram seus clássicos eletrificados. O que nos leva a deduzir que automóveis antigos – por essência antagônicos às cada vez mais rígidas regulamentações acerca de emissão de poluentes – também têm seu papel na irreversível e necessária eletrificação veicular.

VW e-Käfer (Imagem: divulgação)

O que não quer dizer que a partir de agora temos que trocar os motores de todo carro antigo por baterias.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Mora nos Clássicos