Leilão de Araxá teve de Gol por R$ 12 mil a picape Chevrolet por R$ 120 mil
(ARAXÁ) – Além da exposição de clássicos, o encontro de Araxá – cujo nome oficial nesta 23a edição é Brazil Classics Renault Show – também promoveu seu tradicional leilão. Faço aqui um recorte sobre os veículos nacionais arrematados pelos maiores e menores valores.
O mais caro deles foi uma Chevrolet 3100 "Marta Rocha" 1956, vendida por R$ 120 mil. Segundo o anunciante, a picape foi restaurada, mantém mecânica original, caçamba e para-lamas idem e seu interior foi refeito guardando o padrão original. De quebra, traz seu ano de fabricação na placa (preta, obviamente).
Na sequência vem uma Kombi Standard 1968, arrematada por R$ 91.000, que desde sempre pertencera ao convento mineiro Santo Antônio de Pádua. Era usada apenas internamente e em raras viagens, o que explica a pintura 100% original e os 28.000 quilômetros rodados.
"Veículo restaurado no mais alto padrão de originalidade, câmbio e motor 1.600 cm3 totalmente revisados. Possui as duas plaquetas de identificação de fábrica, macaco e vidros originais, além de interior refeito seguindo à risca os padrões originais e com rádio de época", relata a descrição do Karmann-Ghia 1971, arrematado por R$ 81.000.
Opalas estão em alta, daí um Comodoro 1977 (seis cilindros) bater os R$ 60 mil. Quase o mesmo valor do Gol GT 1986 vendido por R$ 62 mil, que nunca passou por restauração e ainda carrega faróis, lanternas e vidros originais.
As pechinchas também apareceram no leilão de Araxá. Um Fiat City Pick-up 1987 por R$ 15 mil é algo a considerar, como bem considerou o comprador da simpática picape em "bom estado de conservação, com alto índice de originalidade".

Ford Versailles que foi do "Rei do Galaxie" saiu por R$ 15 mil (Foto: Talladega Motors/Divulgação)
Mesmo valor um lojista de São Paulo mandou no Ford Versailles Ghia 1993, cujo primeiro proprietário foi Arno Henrique Berwanger (1927-1997), conhecido como "Rei do Galaxie". O empresário gaúcho (dono de uma concessionária Ford em Novo Hamburgo) montou o Museu do Galaxie, em 1988, e chegou a ter 22 modelos, entre eles um Landau 1983 com 10 quilômetros rodados. Quando não queria rodar com o gigante de 5,3 metros de comprimento e 2 de largura, montava no mais prático e econômico Versailles.
Me pareceram outros bons negócios um Fusca 1978 por R$ 14 mil e um Corcel I Luxo, 1976, que saiu por R$ 13 mil. O compacto da Ford teve apenas três donos até aqui, cuidadosos e sensíveis o bastante para guardar a nota fiscal da compra do carro, que vai de brinde.
O mais barato, enfim, foi um Gol BX 1983, com motor boxer refrigerado a ar, "unrestored", arrematado por R$ 12 mil.

Gol BX 1983 foi leiloado por R$ 12 mil em Araxá (Foto: Talladega Motors/Divulgação)
E como funciona esse negócio de leilão, afinal?
Tal um desfile de moda, os carros se exibem para uma plateia. Há os que estão ali pela diversão e os que buscam bons negócios – ou simplesmente um clássico pra chamar de seu. Só quem se inscreveu previamente pode dar lances. Quem der o maior lance acima do valor de reserva (o preço mínimo pela qual o vendedor aceita vender o carro), leva.
"O leilão aproxima vendedores e compradores, que eventualmente não comprariam pela internet e ali podem fazer uma vistoria presencial do produto. E há a tranquilidade da documentação, pois somente vão a leilão carros livres de processos judicias", explica José Paulo Parra, da Talladega Motors, responsável pelo leilão de Araxá – o último de 2018.
Viagem a convite da Renault.

Gol GT 1986: R$ 62 mil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.