Ferrari é arrematada por US$ 48 milhões e bate recorde em leilão nos EUA
(SÃO PAULO) – Uma Ferrari GTO 1962 foi arrematada por US$ 48.405.000 (R$ 198.673.500) e agora é o carro mais caro já leiloado. Chassi número 3413 GT, foi a terceira das 36 GTOs produzidas entre 1962 e 1964 e pertencia ao colecionador Greg Whitten, ex-chefe de arquitetura de software da Microsoft. O leilão foi realizado pela RM Sotheby's, nesta sexta, durante o Pebble Beach Concours d'Elegance, em Monterey, Califórnia, EUA.
Esse exemplar bate outra Ferrari GTO 1962, leiloada em 2014 por US$ 38.115.000 (R$ 156.439.200), agora a segunda no ranking das cifras. Supera, ainda, o automóvel mais caro já comercializado em uma venda privada – que, ora vejam, é uma GTO 1963, vendida em junho por US$ 70 milhões (R$ 287.308.000).
E o que, afinal, as 250 GTO têm de tão especial?
Para Shelby Myers, especialista em autos antigos da RM Sotheby's, "devido à evolução da tecnologia e das normas de segurança que se seguiram, o GTO era essencialmente o último verdadeiro carro de corrida para as ruas, marcando o fim de uma era em que os pilotos realmente sujavam as mãos. Este foi o último carro que você poderia estacionar em sua garagem, dirigir para a pista, ganhar a corrida e depois dirigir para casa".
A própria Ferrari define a GTO "o carro que resumiu melhor a filosofia da Ferrari: os mais altos níveis de desempenho e estilo".
"GTO" vem do italiano "Gran Turismo Omologata", o que significa que aquelas 36 unidades do modelo criado essencialmente para as pistas podia rodar publicamente. Vale lembrar que GTs são, na essência, modelos de luxo de alta performance capazes de manter altas velocidades por longas distâncias, cuja arquitetura compreende um cupê com motor frontal e tração traseira.
É considerado, por muitos, o último GT com motor grande, no caso um 3.0 V12 de 300 cv, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Seu design e a limitada produção também são fatores contribuintes para sua aparentemente incessável valorização.
Conta também seu currículo nas pistas, que não é modesto. O milionário exemplar disputou 19 corridas, somando 16 vitórias – sendo duas na Targa Florio, uma das provas mais antigas e importantes do mundo e o título de 1962 do International Championship for GT Manufacturers.
É também um dos mais originais e conservados, segundo especialistas. Uma das três com carroceria Scaglietti, que inclui spoiler traseiro aparafusado e luzes de pisca abaixo dos faróis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.