Topo

Fusca é o antigo mais procurado de 2019; VW e GM as marcas mais buscadas

Rodrigo Mora

29/01/2020 04h00

(SÃO PAULO) – Uma demonstração da imensa popularidade do Fusca apareceu em um levantamento obtido com exclusividade por este blog: ao longo do ano passado, nenhum outro carro produzido até 1989 foi mais procurado do que o Volkswagen nas principais plataformas de classificados de veículos.

Em buscas na Webmotors o Fusca disparou, com 23%. Lá longe apareceu o Chevrolet Opala, com 7%, seguido por Ford Mustang (4%), Volkswagen Passat (3%), Volkswagen Kombi (2%), Volkswagen Gol (2%), Chevrolet Chevette (1%), Chevrolet Camaro (1%), Volkswagen Voyage (1%) e Chevrolet Caravan (1%).

Último Fusca produzido, o vermelho, está no acervo da VW; branco é um conversível (Imagem: Marcos Camargo/UOL)

Quando a procura era na OLX, outro domínio do besouro: 21%, confortável margem sobre o Chevrolet Opala, também aqui segundo colocado, com 11%. Depois vinham Chevrolet Chevette (6%), Volkswagen Gol (5%), Volkswagen Kombi (3%), Volkswagen Passat (2%), Chevrolet Caravan (2%), Volkswagen Voyage (2%), Chevrolet C-10 (2%) e Ford F-1000 (2%).

E no Mercado Livre não foi muito diferente o ranking dos antigos mais buscados, formado, na ordem, por Volkswagen Fusca (10,2%), Chevrolet Opala (9,4%), Ford Maverick (5,7%), Chevrolet Chevette (3,1%), Ford F-100 (3%), Volkswagen Kombi (2,5%), Chevrolet Caravan (2,4%), Volkswagen Gol (2,2%), Chevrolet Veraneio (1,7%) e Chevrolet C-10 (1,4%).

Obviamente, nem todas as buscas tinham como finalidade um carro para colecionar. E os motivos, creio, ainda não seja possível rastrear, mas apenas imaginá-los.

"Há várias situações que fomentam esta busca pelo carro, dependendo de onde ele esteja. Em localidades rurais o carro é muito útil dada a sua capacidade de transitar em estradas difíceis. Em cidades ele é o carro de entrada de muita gente. Sem esquecer que ainda há muita gente que tem o seu Fusca estimação, que passa de geração em geração", reflete Alexander Gromow, ex-presidente do Fusca Clube do Brasil e autor dos livros Eu amo Fusca e Eu amo Fusca II.

E ele vai além: "se ainda estivesse em linha de produção, com as atualizações que as leis exigem, ainda teria o seu mercado cativo, não só de particulares como de frotistas". 

(Imagem: divulgação)

Segundo a OLX, o Fusca também foi carro antigo mais vendido de 2019, respondendo por 23% das transações. Chevette (7%) e Gol (6%) foram o segundo e terceiro, respectivamente.

Para Maurício Marx, que além de colecionar se especializou na venda de clássicos europeus, há uma demanda por Volkswagens a ar, em geral. "O Fusca é o maior representante dessa extensa linha de modelos. E os VW de fora também estão em alta", explica.

Presidente do Fusca Clube de Mogi das Cruzes e um dos organizadores do Encontro Brasileiro de Volkswagens Clássicos em Águas de Lindóia, André Takeda adiciona outro fator: "acredito que nessas pesquisas a maioria é gente nova. Vejo muitos Fuscas nos encontros de antigos nas mãos de jovens, que buscam o carro por combinar com seu estilo de vida".

A plataforma também levantou que R$ 7.110,88 foi o preço médio dos Fuscas anunciados. O mais caro no ranking foi a F-1000, cujo preço foi de R$ 26.426,54.

Marcas mais buscadas

Quais as marcas mais procuradas também mapearam Webmotors e Mercado Livre. Segundo esta plataforma, 29% das demandas por carros antigos tiveram modelos da Chevrolet como alvo. Na sua cola vem a Volkswagen, cujos modelos somaram 27% das buscas. Na sequência aparecem Ford (20%), Fiat (3%), Dodge (3%), Puma (2%), Jeep (2%), Willys (2%), Mercedes (1%) e Porsche (1%). 

Na Webmotors, quem dominou as buscas foi a Volkswagen, com 55% das demandas, acompanhada por Chevrolet (22%), Ford (14%), Mercedes-Benz (4%), Dodge (2%), Fiat (1%), Porsche (1%), Willys (1%), BMW (1%) e Puma (1%).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fusca é o antigo mais procurado de 2019; VW e GM as marcas mais buscadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.