Topo

Idealizador da placa preta no Brasil, Roberto Nasser morre aos 72 anos

Rodrigo Mora

09/11/2018 16h35

(SÃO PAULO) – Primeiro presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (por dois mandatos, de 1987 a 1991), José Roberto Nasser morreu nesta madrugada, aos 72 anos, vítima de infarto. Nascido no Rio de Janeiro e jornalista especializado em automóveis dos mais respeitados, também assinava a coluna De Carro Por Aí e era advogado. Faleceu dormindo, em sua casa, em Brasília.

Do ponto de vista institucional, é o principal nome do antigomobilismo – termo criado pelo próprio, aliás. Fundou a FBVA e com ela estabeleceu os balizadores do ato de colecionar carros antigos, como o processo da placa preta, a importação de carros acima dos 30 anos e a isenção de IPVA para aqueles com mais de 20.

"Cara brilhante, inteligentíssimo, perspicaz, esforçado e muito amado", relembra Dino Dragone, autor do livro Galaxie e diretor do documentário Nutz, que fala sobre a paixão por carros antigos.

Outro papel importante foi o de curador do Museu do Automóvel de Brasília, lacrado em 2012 pela Advocacia Geral da União após um imbróglio aparentemente sem solução entre o museu e o Ministério dos Transportes. O imóvel onde reside o acervo de cerca de 40 carros, 7.000 livros e 10.000 documentos históricos havia sido cedido pelo ministério, que pediu o prédio de volta para guardar "arquivo morto de órgão extinto".

"Sua última batalha foi tentar encontrar um novo local para o museu. Estava próximo de conseguir, mas, infelizmente, o tempo o venceu", lamenta Fernando Calmon, colunista de UOL Carros e amigo de Nasser há 50 anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Idealizador da placa preta no Brasil, Roberto Nasser morre aos 72 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.