Topo

Porsche revive 935, lenda das pistas nos anos 1970

Rodrigo Mora

01/10/2018 16h00

(SÃO PAULO) – Durante o Rennsport Reunion, na Califórnia (EUA), a Porsche surpreendeu ao revelar o 935 Clubsport, um carro de corrida baseado no 911 GT2 RS construído quase integralmente em fibra de carbono e com motor de 700 cv. Cada uma das 77 unidades fabricadas custará € 701.948 (o preço embute uma homenagem aos 70 anos da marca, criada em 1948). E por que ele soa tão familiar?

935 puxa a fila em Hockenheimring, 1977

Apresentado em 1976, o primeiro 935 foi criado a partir de um 911 Turbo da geração 930 para disputar o Grupo 5 do Campeonato de Marcas, do qual foi vencedor. O visual diferente era fruto das liberdades do regulamento, que exigia apenas que bloco do motor e silhueta básica do carro de produção fossem mantidos. No mais, tudo liberado. Daí a frente mais alongada e baixa em relação ao 911, que deixava o carro mais aerodinâmico.

935 "Moby Dick", de 1978

Dois anos depois surgiu o mais poderoso e famoso 935, apelidado de "Moby Dick". Se no modelo de 1976 o motor era um 2,8 litros de 590 cv, agora o seis-cilindros boxer saltava para 3,2 litros e 845 cv. A velocidade máxima subia de 340 km/h para 366 km/h, em boa parte por causa da cauda alongada, que melhorava o fluxo aerodinâmico.

Sua principal missão era vencer as 24 Horas de Le Mans. Contudo, foi apenas o oitavo colocado, devido a complicações após um vazamento de óleo. Sua única vitória naquele ano foi nas 6 Horas de Silverstone. A consagração em Le Mans veio em 1979, com o 935 da equipe Kremer.

Em 1982, a curta vida do 935 chegou ao fim. Foi o bastante para se tornar uma lenda na história da marca – a ponto de ganhar uma releitura.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Porsche revive 935, lenda das pistas nos anos 1970 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.