Topo

Paixão de Rod Stewart por Lamborghinis leva outro Miura do cantor a leilão

Rodrigo Mora

17/07/2018 07h00

(SÃO PAULO) – Parece notícia velha: um Lamborghini que foi de Rod Stewart vai a leilão. Agora é a vez do Miura P400 S chassis número 4863, que segundo estimativas da RM Sotheby's deverá ser arrematado por algo entre £ 1.200.000 (R$ 6.140.000) e £ 1.400.000 (R$ 7.163.000).

Miura P400 S de Rod Stewart vai a leilão em setembro (Foto: Diana Varga ©2018 Courtesy of RM Sotheby's)

A oferta, que será no dia 5 de setembro, em Londres, inclui a nota fiscal que discrimina as especificações e os acessórios do carro, como direção do lado direito e ar-condicionado. Também vai de brinde uma foto com a então namorada de Stewart, Dee Harrington, em frente à casa do músico com outro Miura de sua coleção.

(Foto: Courtesy of the Avalon Photoshot Collection)

Há também registros de propriedade dos donos posteriores a Stewart. O atual está com o esportivo há 20 anos, e recentemente mandou o carro ser restaurado no Polo Storico, o departamento de restaurações oficial da Lamborghini – o que lhe custou € 300.000 (R$ 1.360.000).

Famoso por só namorar modelos, Rod Stewart também é assumidamente um gearhead. "Eu sempre amei carros. Dirigi-los, seu visual, as mensagens que eles transmitem, o jeito que te fazem sentir. E houve poucos momentos no início da minha carreira que o desejo de ter meu próprio automóvel não era um dos maiores motivadores. Às vezes era a única motivação. Cresci com esse mantra: trabalhe duro, economize e compre o automóvel que você quer. Foi o que fiz", conta Sir Roderick David Stewart, em sua autobiografia.

Seu primeiro carro, comprado em 1967, foi um Mini Traveler usado. "Não há nada como a sensação de ter seu primeiro carro. Significa liberdade. Para mim, no ranking dos grandes avanços do crescimento, a posse de carros está no topo. Esqueça beber e transar. São ótimos, mas dirigir é o que torna tudo possível", define o cantor britânico.

Depois veio um Triumph Spitfire, modelo mais alinhado à imagem de estrela do rock. Com a grana vinda do sucesso do Faces (banda inglesa da qual foi vocalista de 1969 a 1975), descobriu a Lamborghini. Seu primeiro foi um Miura P 400 S, em 1971. Outro Miura P400 S que embalou suas aventuras foi arrematado em novembro de 2016, por £ 909.000 (R$ 4.650.000). Esse era azul, com interior preto, e fora transformado por seu último dono numa versão SV, mais nervosa, de 380 cv. Stewart também teve um Miura P400 SV 1972 (amarelo, equipado com ar-condicionado e rádio Philips), também leiloado, neste caso por £ 919.900 (R$ 4.709.000).

Em meados dos anos 1970, um Lamborghini Espada deu uma variada no cardápio antes dos dois Countach (1980), dos dois Diablos (1990) e do Murciélago azul, esse nos anos 2000.

Esse Diablo 1991 também já foi de Stewart e também já foi a leilão

No seu currículo também teve Shelby Cobra, Rolls-Royce e, claro, Ferrari. Como a Enzo, comprada em 2002. "Tive que me livrar dela. Chamar atenção é uma coisa, mas esse carro era ridículo. Toda vez que estacionava na rua e voltava para pegá-lo, havia uma multidão ao redor do carro. Tinha que atravessá-la até chegar ao banco do motorista", relembra.

Se diz um motorista mais calmo hoje, e lembra exatamente quando mudou seu comportamento ao volante. Foi em 2004, numa estrada da Espanha, dirigindo uma Ferrari F50. Ao entrar numa curva cega, deu de cara com um caminhão na contramão, invadindo metade da sua pista. Conseguiu achar uma brecha e escapou por ali. Custou apenas um retrovisor ralado, mas serviu de alerta: "conforme você vai ficando velho, não se sente tão preciso ao volante quanto antes. Hoje, se vejo uma vaga mais apertada, não tenho problema nenhum em descer do carro e deixar que Penny (sua esposa) estacione. Ela é melhor do que eu nisso".

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paixão de Rod Stewart por Lamborghinis leva outro Miura do cantor a leilão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.