Top 5 de chefão da Porsche tem 911 a ar, Panamera híbrido e 356 só dos EUA
Rodrigo Mora
21/05/2018 07h00
Todo entusiasta tem sua lista de carros preferidos, e não é porque Wolfgang Porsche tem todos os Porsches a seus pés que também não teria a sua. O rapaz é neto de Ferdinand Porsche, fundador da marca alemã, e filho de Ferdinand Anton Ernst, mais conhecido como Ferry. Seu irmão, Ferdinand Alexander "Butzi", foi o iluminado que desenhou o primeiro 911. Há 40 anos Wolfgang compõe o conselho de diretores da empresa, do qual hoje é chairman.
Ele abre sua garagem em Zell am See, na Áustria, com um 911 Turbo S da geração 993, o último dos 911 construído ao redor de um motor refrigerado a ar. O verde desse carro era a cor preferida de seu pai, conta ele.
Número 4: Carrera GT, o supercarro da Porsche produzido entre 2004 e 2007, foi o sucessor do 959 e antecessor do hibrido 918 Spyder.
Um Panamera Turbo S E-Hybrid na terceira posição até soa surpreendente numa lista dessa, mas nem tanto. O cupezão híbrido é realmente um carro especial, que lê o futuro no que se refere a carros esportivos. Entenda por que aqui. "Meu pai certamente teria desejado esse carro, porque ele sempre dizia: o carro mais novo é sempre o melhor", diz Wolfgang no vídeo abaixo.
No posto dois, um 356 America Roadster 1952. Como o nome sugere, projetado para o mercado estadunidense. E no topo, um 356 Carrera 2000 de 1962.
Tocante notar que o principal executivo de uma empresa do tamanho da Porsche fica de fora da garagem. Quem está ali é só um entusiasta, como qualquer outro. Que dá um sorriso a cada carro que descreve, que enaltece coisas como ronco do motor, espessura do volante, posição da porta em relação à posição de guiar…
Só me pergunto como aquele 959 branco ao fundo não está nessa lista. Na minha estaria.
Sobre o autor
Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.
Sobre o blog
O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.