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Última safra do Land Rover Defender esgota em um mês

Rodrigo Mora

27/02/2018 14h21

Land Rover Defender Works V8

Há pouco mais de um mês, a Land Rover surpreendeu o mundo automotivo ressuscitando o Defender, espécie de pedra fundamental da marca. Foi com ele, quando ainda se chamava Series 1, que tudo começou, em 1948.

Ao completar 70 anos, a fabricante inglesa abriu as comemorações com a versão Works do jipe, equipada com um 5.0 V8 que "homenageia os primeiros motores de alta potência, que equiparam tanto o Series 3, em 1979, quanto sucessivos Defenders". Em tese, agora a marca enterra de vez o modelo, já que sua próxima geração está prevista para o início de 2019.

Com 405 cv e 52 kgfm de torque gerenciados por um câmbio automático de oito marchas da ZF, é o Defender mais rápido da história, segundo a Land Rover: 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. Freios retrabalhados, suspensão mais firme, rodas exclusivas e decorações estéticas idem. Edição limitada, coisa de colecionador.

Land Rover Defender Works V8

Pois as 150 unidades fabricadas já se esgotaram.

O que não é surpresa, diga-se. Em janeiro de 2016, o último Defender saiu da linha de produção em Solihull como parte da série igualmente limitada Heritage, que marcava seu fim, após 68 anos. Obviamente, essas 400 últimas unidades evaporaram.

Como artistas que quando chegam no além vendem muito mais discos, o Defender teve seu preço multiplicado. Se cada Heritage custava £ 30,9 mil (R$ 140 mil), para ter um Works era preciso desembolsar £ 150 mil (R$ 675 mil).

Muito para ter um jipe desengonçado, mas nem tanto para guardar na garagem um pedaço da história.

 

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Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.