Ferruccio Lamborghini, 76
Rodrigo Mora
21/02/2018 10h05
Nascido em 28 de abril de 1916 na província de Ferrara, norte da Itália, Ferruccio foi mecânico do exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, construiu seu primeiro trator, batizado de "Carioca", para então fundar a Lamborghini Trattori no ano seguinte.
No final dos anos 1950 cria a Lamborghini Bruciatori, fabricante de aquecedores a óleo e equipamentos de ar-condicionado. A fortuna vinda dessas empresas permitiu que ele pulasse dos Fiats do começo da carreira para Maseratis, Lancias e Alfas – até chegar às cobiçadas Ferraris. A primeira foi uma 250 GT, comprada no fim dos anos 1960.
Mas eram carros que não convenciam aquele homem de negócios bem-sucedido. Ele os classificava como bons, mas impróprios para o dia a dia. E o serviço de pós-venda da Ferrari também não ajudava.
Daí que Ferruccio parte para uma nova empreitada, criando a Automobili Lamborghini, em 1963. A 350 GT, primeiro modelo da marca, chega em 1964, um ano depois do protótipo 350 GTV, que não agradara o chefe.
Mas sua viagem de magnata da indústria automotiva dura pouco. Abalado por sucessivos reveses – primeiro no negócio de tratores, depois com a crise do petróleo –, Ferruccio vende os 49% das ações da fabricante de carros que lhe restavam para empresários suíços e se aposenta. Depois de passar pelas mãos de outros conglomerados empresariais e até pela Chrysler, em 1998 a marca é comprada pelo Grupo Volkswagen.
Em 1993, ano da morte de Ferruccio, o Lamborghini dos sonhos era o Diablo VT.
Sobre o autor
Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.
Sobre o blog
O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.