Topo

Mora nos Clássicos

VW T-Cross e Nivus combinam no estilo como dupla setentista Variant e TL

Rodrigo Mora

23/04/2020 05h00

(SÃO PAULO) – Há somente o símbolo da Volkswagen em comum entre as duplas T-Cross/Nivus e Variant/TL. E o local de produção, a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), no caso dos três últimos. A partir daí, uma evolução tecnológica de 50 anos – que passa pela troca da posição dos motores e da tração, mudança no tipo de refrigeração do motor, novos conceitos de fabricação e diferentes materiais internos – separa os pares. 

Variant nasceu no fim de 1969, como perua do sedã 1600 (Imagem: divulgação)

Talvez um terceiro ponto em comum seja o estilo, porque combinado com o do outro carro de mesma família. É como se o T-Cross repetisse o contorno angular da Variant e o Nivus replicasse a estilosa traseira "fastback" do TL. Mas não deve haver relação alguma de inspiração entre as duplas. Duvido que o Nivus tenha visto um TL na sua frente. Ou que o T-Cross saiba quem a Variant foi. É uma comparação que não passa do território da curiosidade.

TL veio em 1970 para completar família 1600 (Imagem: divulgação)

Assim como T-Cross e Nivus nasceram da mesma plataforma, Variant (lançada no fim de 1969) e TL (lançado em meados de 1970 já como linha 1971) vieram da mesma espinha dorsal, esta a do 1600, vulgo "Zé do Caixão", de 1968. Era, como é hoje com os SUVs ao lado de Polo e Virtus, uma família: 1600 sedã, 1600 Variant e 1600 TL (Turismo Luxo).

1600 TL ao lado do 1600 sedã (Imagem: Marcos Camargo/UOL)

Na Variant, o destaque era o banco traseiro rebatível, que se alinhava ao assoalho do porta-malas, sob o qual ficava o motor. Derivado do bloco do Fusca, tinha 1.584 cm3 e 65 cv. Mas, para caber no cofre traseiro, foi deitado. Sucesso imediato, em pouco tempo já vendia mais do que o sedã. 

O apelo do 1600 TL era a traseira de caída prolongada, mesclando as definições de hatch e cupê. Na linha 1972 a frente ficou mais bonita e suave com faróis redondos e perfil mais baixo. E um TL de quatro portas substituíra o 1600 sedã. Continuava um carro prático: os porta-malas dianteiro e traseiro comportavam 267 e 344 litros, respectivamente.

TL de quatro portas foi novidade na linha 1972 (Imagem: divulgação)

Em 1977, já sozinha na família, a Variant II ampliava o espaço interno e seu motor 1.6 saltava para 67 cv. A suspensão dianteira adotava o esquema McPherson, mas sofisticado. E num arroubo de vanguardismo, recebia limpador e lavador do vidro traseiro.

Seguiu assim até 1981, quando saiu de linha. A Parati já batia na porta.

(Imagem: divulgação)

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.