Topo

Mora nos Clássicos

Bentley vai recriar carro de corrida de 1929, e Ralph Lauren reclama

Rodrigo Mora

23/04/2020 19h00

(SÃO PAULO) – Alguns colecionadores da elite do antigomobilismo mundial estão com um problema daqueles: a Bentley decidiu reproduzir 12 exemplares do Blower, carro de corrida de 1929 limitado a quatro unidades. 

(Imagem: divulgação)

Resolveram então escrever uma carta ao chefão da marca, Adrian Hallmark, para expressar suas angústias, argumentando que a nova fornada "diluiria a admiração e o temor especiais que só podem advir da visão do artigo genuíno". Alertam também para uma eventual desvalorização dos modelos originais restantes.

Um dos que assinam a carta é Ralph Lauren, magnata da moda e mundialmente reconhecido colecionador de automóveis clássicos.

O Blower Continuation Series será construído a partir do desmonte do Blower número 2, chassis HB 3403, pilotado por Sir Tim Birkin, um dos "Bentley Boys" – o grupo de playboys conhecidos pela bravura nas pistas ao volante de Bentleys e pelas festas intermináveis fora delas.

Um equipamento de mensuração digital escaneou todas as peças do carro desmontado. Terminado o processo, os arquivos seguiram para a Mulliner, departamento de customização da Bentley, e então os novos modelos foram desenhados digitalmente. A partir daí, serão usados moldes e ferramentas dos anos 20 para que as réplicas se materializem.

(Imagem: divulgação)

A marca garante que serão cópias fiéis do modelo original, equipadas com o motor de 4.398 cc, 16 válvulas, quatro cilindros e sobrealimentado por um compressor mecânico (aqui com 240 cv, ante 175 cv do original). Outros elementos serão reprisados, como a suspensão semi-elíptica e os freios a tambor Bentley-Perrot, de 40 cm.

Ao menos os novos carros não repetirão a combinação de cores, a fim de que sejam automaticamente reconhecíveis como réplicas e se distingam dos antigos, aliviando a preocupação dos autores da carta.

Que não surtiu efeito, pois as 12 unidades da réplica já foram vendidas.

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.