BMW resgata e reforma 530 MLE, sedã de corrida dos anos 1970
(SÃO PAULO) – Em meados dos anos 1970, a BMW da África do Sul decidiu se lançar nas corridas. Preparou, então, dois exemplares da primeira geração do Série 5 para competir no Modified Production Series.
O 530 Motorsport Limited Edition (MLE) estreou em 1976. E foi arrebatador: 15 vitórias em 15 corridas na primeira temporada do campeonato sul-africano. Quando se aposentou, em 1985, o 530 MLE era o Série 5 de corrida mais vitorioso na história.
Ocorre que para se inscrever na categoria cada fabricante deveria homologar e comercializar 100 unidades do modelo destinado a competir. Era assim também no Grupo B de rali, divisão que existiu entre 1982 e 1986 e exigia que cada competidor tivesse 200 unidades homologadas para as ruas. Lendas como Lancia 037, Audi Sport Quattro e Peugeot 205 T16 nasceram assim.
Foram 110 unidades do 530 MLE produzidas em 1976 e outras 117 no ano seguinte. O motor era um 3.0 seis-cilindros de 200 cv, capaz de levar o sedã aos 100 km/h em 9,3 segundos.
A maioria dos carros se perdeu, mas a BMW achou um deles, o de número 100. "Após anos de pesquisa, em 2018 a BMW da África do Sul adquiriu um dos únicos BMW 530 MLE que se tem notícia de terem sobrevivido", explica.
Finalizado, o modelo foi exibido na última semana na planta de Rosslyn, na África do Sul, com a presença de quatro funcionários que ajudaram a montar o 530 MLE original, há mais de quarenta anos.
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