Topo
Mora nos Clássicos

Mora nos Clássicos

BMW resgata e reforma 530 MLE, sedã de corrida dos anos 1970

Rodrigo Mora

12/10/2019 07h00

(SÃO PAULO) – Em meados dos anos 1970, a BMW da África do Sul decidiu se lançar nas corridas. Preparou, então, dois exemplares da primeira geração do Série 5 para competir no Modified Production Series. 

(Imagem: divulgação)

O 530 Motorsport Limited Edition (MLE) estreou em 1976. E foi arrebatador: 15 vitórias em 15 corridas na primeira temporada do campeonato sul-africano. Quando se aposentou, em 1985, o 530 MLE era o Série 5 de corrida mais vitorioso na história.

(Imagem: divulgação)

Ocorre que para se inscrever na categoria cada fabricante deveria homologar e comercializar 100 unidades do modelo destinado a competir. Era assim também no Grupo B de rali, divisão que existiu entre 1982 e 1986 e exigia que cada competidor tivesse 200 unidades homologadas para as ruas. Lendas como Lancia 037, Audi Sport Quattro e Peugeot 205 T16 nasceram assim.

(Imagem: divulgação)

Foram 110 unidades do 530 MLE produzidas em 1976 e outras 117 no ano seguinte. O motor era um 3.0 seis-cilindros de 200 cv, capaz de levar o sedã aos 100 km/h em 9,3 segundos.

(Imagem: divulgação)

A maioria dos carros se perdeu, mas a BMW achou um deles, o de número 100. "Após anos de pesquisa, em 2018 a BMW da África do Sul adquiriu um dos únicos BMW 530 MLE que se tem notícia de terem sobrevivido", explica.

(Imagem: divulgação)

Finalizado, o modelo foi exibido na última semana na planta de Rosslyn, na África do Sul, com a presença de quatro funcionários que ajudaram a montar o 530 MLE original, há mais de quarenta anos.

(Imagem: divulgação)

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mora nos Clássicos