Meu Carro, Minha Vida: Chevrolet 3100 Brasil; como nasceu a avó da S10
A nova gama era composta por duas linhas: Loadmaster, de veículos pesados, e Thriftmaster, cujos modelos 3100, 3600 e 3800 tinham PBT (soma do peso do veículo e sua capacidade de carga) de 1.905 kg a 3.991 kg, e portanto considerados leves.
Logo a picape ganhou o apelido "boca de sapo", por conta do design formado pela grade e pelos faróis. Era apenas montada aqui, pois vinha desmembrada dos EUA no esquema CKD (Completely Knock-Down) – exceto a caçamba, feita localmente. O nível de nacionalização subiu em 1951, quando a cabine passou a ser fabricada na planta de São Caetano do Sul (SP). Motor (3,5 litros, seis cilindros, 92 cv) e chassis ainda eram importados. Com este visual ela foi até 1954, quando passou por uma reestilização que lhe rendeu outro apelido: "boca de bagre".
Uma atualização mais profunda veio em 1955, e imediatamente a nova picape ficou conhecida por "Martha Rocha", em referência à Miss Brasil do ano anterior. Acompanhando o novo visual estava o motor Jobmaster 261, de 4,3 litros, seis cilindros e 144 cv, que em 1958 passou a ser fabricado na planta da empresa em São José dos Campos (SP).
E foi com esse motor que a terceira geração da 3100 estreou, em julho de 1958. Com 54% de nacionalização, foi o segundo veículo da Chevrolet genuinamente brasileiro – daí o apelido "Brasil". O primeiro a alcançar os 40% de seu peso com peças nacionais, exigência do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) para o desenvolvimento da indústria automotiva, foi o caminhão 6503, com 44%.
E vem da 3100 Brasil o que de certa forma dá para chamar de precursor dos SUVs da marca: a Amazona, lançada em 1960, que era a picape alongada, com três fileiras de bancos (podendo levar até oito pessoas) e um porta-malas no lugar da caçamba.
Tão rara quanto a Amazona são outras duas variações da 3100: o furgão Corisco é a Alvorada, primeira picape cabine dupla da Chevrolet no Brasil.
Depois do fim da família 3100, em 1964, a história de picapes da GM seguiu com C-14, C-10, D-20, Silverado, Chevy, Picape Corsa, Montana e S10.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.