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Mora nos Clássicos

Veja cinco clássicos de corrida que abalaram o Festival de Goodwood

Rodrigo Mora

09/07/2019 07h00

(GOODWOOD) – Michael Schumacher completa 50 anos de vida em 2019, quando também se comemora 25 anos de seu primeiro título na Fórmula 1. Daí o Goodwood Festival of Speed homenagear o heptacampeão com um desfile dos seus principais carros.

(Imagem: Rodrigo Mora)

Um deles foi a Ferrari F2003, que como o nome sugere foi pilotado por Schumacher (e também por Rubens Barrichello) na temporada de 2003. Seu motor V10 chegava a quase 900 cv, responsáveis por empurrar um carro de aproximadamente 600 kg. Nas mãos do alemão, venceu cinco provas.

Outro carro do alemão que apareceu em Goodwood foi a Benetton-Ford B194, carro do primeiro título do alemão, em 1994. No Festival, desfilou com Damon Hill ao volante – o inglês foi vice-campeão daquela temporada, marcada pela morte de Ayrton Senna. 

(Imagem: Rodrigo Mora)

Há exatos 50 anos, durante o Salão de Genebra de 1969, o Porsche 917 nascia com a mira apontada para as 24 Horas de Le Mans, vencida em 1970 e 1971. O chassis número 001 foi o primeiro de 25 exemplares construídos para atender aos requisitos de homologação e serviu como carro de apresentação. Se no evento suíço o 917 apareceu pintado de branco e verde, no Salão de Frankfurt do mesmo ano surgiu em branco e laranja; a famosa pintura da Gulf Oil apareceu na sequência. Em Goodwood, cinco deles se reencontraram.

A Mercedes começava sua história nas pistas há 125 anos, e um dos principais personagens dessa trajetória são os "Flecha de Prata". Este é um W 125 de 1937, equipado com um oito-cilindros em linha de 5,7 litros e quase 600 cv – capaz de levar o modelo para além dos 300 km/h nas corridas do European Championship, campeonato que precedeu a Fórmula 1.

(Imagem: Rodrigo Mora)

O McLaren MP4/4 dominou a temporada de 1988 da Fórmula 1, com 15 vitórias em 16 etapas. Foi também o carro do primeiro título de Ayrton Senna na categoria. Em Goodwood, reapareceu com Takuma Sato.

Viagem feita a convite da Porsche do Brasil.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.