Topo

Mora nos Clássicos

Primeiro Mercedes nacional, Classe A faz 20 anos e ganha exposição em SP

Rodrigo Mora

18/05/2019 07h00

(SÃO PAULO) – Foi em abril de 1999 que o primeiro automóvel da Mercedes-Benz fabricado fora da Alemanha saiu de uma linha de produção, no caso da planta de Juiz de Fora (MG). Trata-se deste Classe A 160, chassis 9BMMF33E6XA000001, que nasceu na versão Classic e na cor a Azul Azurita.

Este é o Classe A 000001 (Imagem: Marcos Rozen)

Em julho daquele ano, o monovolume foi doado para o Programa Comunidade Solidária, presidido pela ex-primeira-dama Ruth Cardoso, em seguida ofertado num leilão beneficente e arrematado então por um empresário paulista.

"Recentemente, a Mercedes-Benz do Brasil decidiu reaver o veículo e, em entendimento com o empresário, propôs a troca por um modelo zero-quilômetro mais bem equipado, mediante pagamento de um valor simbólico", explicava a edição de agosto de 2000 da Sua boa estrela, a revista interna da empresa. Desde então, o Classe A número 1 integra o acervo histórico da Mercedes-Benz do Brasil.

E estará exposto no Museu da Imprensa Automotiva até amanhã.

Relatos empolgados do curador do museu, Marcos Rozen, avisam que o Mercedinho "parece ter saído da fábrica hoje, não há 20 anos. E parece bem mais moderno do que é".

O MIAU fica na Rua Marcelina, 108, na zona oeste de São Paulo. Ingresso a R$ 15 e horário de funcionamento das 13h às 17h.

Este é o primeiro Mercedes Classe A nacional (Imagem: Marcos Rozen)

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.