Gênese da Porsche, Type 64 vai a leilão; baterá os US$ 14 mi do 917K?
(SÃO PAULO) – Já havia outros carros criados por Ferdinand Porsche quando o Type 64 surgiu, em 1939. Mas, este é considerado o precursor de 356, 911 e companhia, a gênese dos futuros modelos da marca alemã. O primeiro a ter um logo da Porsche como a conhecemos. E foi uma corrida que nunca aconteceu a responsável por sua existência.
No auge do seu populismo, o governo alemão queria contar para o mundo sobre o recém-inaugurado sistema das autobahns e também celebrar o lançamento do KdF-Wagen, primeiro carro da Volkswagen (que depois da Segunda Guerra Mundial ressurgiria como Beetle, Käfer, Fusca…). Nada melhor do que uma corrida de 1.500 quilômetros entre Berlim e Roma.
A consultoria de design e engenharia de Ferdinand Porsche foi então escalada para produzir exemplares capazes de percorrer tal distância no menor tempo possível. Foram 14 Fuscas e três Type 64.
Marcada para setembro de 1939, a corrida nunca aconteceu, porque às suas vésperas a Segunda Guerra Mundial fora declarada.
Ao fim da guerra, apenas o terceiro Type 64 sobreviveu – ele próprio construído a partir do que restou do primeiro exemplar, danificado após um acidente com um diretor da Volkswagen ao volante. O segundo foi tomado pelo exército americano e eliminado do mapa.
Após uma restauração em 1947 – executada na Itália pelo ainda novato Pinin Farina –, o único Type 64 sobrevivente posou ao lado do estreante 356, em junho de 1948, para no ano seguinte ser comprado por um piloto austríaco – Otto Mathé manteve o carro até sua morte, em 1995.
O Type 64 então vai para as mãos de um colecionador especialista em Porsche, Thomas Gruber, em 1997.
Agora, seguirá para leilão no dia 15 de agosto, na Califórnia.
"Sem o Type 64, não haveria 356, 550 ou 911. Esta é a história de origem da Porsche, o carro que deu origem à lenda da empresa", resume Marcus Görig, da RM Sotheby's, responsável pelo leilão. "Esse é o mais historicamente significante Porsche e é simplesmente inacreditável que estejam preservadas suas condições originais", completa seu colega Andy Prill.
O valor do lance inicial não foi revelado, mas a dúvida entre os entusiastas da marca é: baterá os US$ 17 milhões alcançados pelo 917K usado no filme Le Mans, se tornando o Porsche mais caro do mundo?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.