Topo

Mora nos Clássicos

Porsche restaura primeiro exemplar do 917, ícone das 24 Horas de Le Mans

Rodrigo Mora

15/03/2019 11h56

(Imagem: divulgação)

(SÃO PAULO) – Talvez seja exagero dizer que o 917 é o "carro de corrida mais famoso de todos os tempos", como proclama a Porsche. Mas é um dos mais prolíficos na história do automobilismo, com versões criadas a partir da mesma base – PA Spyder, KH (cauda curta) Coupé, LH (cauda longa) Coupé, /20 Coupé, /30 Spyder –, se moldando à pista na qual iria competir.

E o número 001 acaba de ser restaurado pela marca.

Sua estreia ocorre há exatos 50 anos, durante o Salão de Genebra de 1969, com a mira apontada para as 24 Horas de Le Mans (vencida em 1970 e 1971) e para o Campeonato Mundial de Marcas. O chassis número 001 foi o primeiro de 25 exemplares construídos para atender aos requisitos de homologação e serviu como carro de apresentação.

Se no evento suíço o 917 apareceu pintado de branco e verde, no Salão de Frankfurt do mesmo ano surgiu em branco e laranja; a famosa pintura da Gulf Oil apareceu na sequência. Foi com essa estampa que os pilotos Pedro Rodriguez e Jackie Oliver estabeleceram o recorde de 249 km/h de velocidade média, durante os 1.000 quilômetros de Spa-Francorchamps, em 1971.

(Imagem: divulgação)

A restauração do 917-001 tomou mais de um ano de mecânicos e ex-engenheiros da Porsche. "O projeto foi particularmente desafiador desde o início por causa das múltiplas transformações que o carro sofreu durante seu tempo como veículo de teste e apresentação. A principal prioridade foi a conservação e reutilização dos materiais originais do veículo sempre que possível e tecnicamente viável", justifica a marca.

(Imagem: divulgação)

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.