Topo

Mora nos Clássicos

Volkswagen Kombi que virou símbolo de Woodstock ganha réplica nos EUA

Rodrigo Mora

19/02/2019 07h00

(SÃO PAULO) – Após seis meses de busca, o artista Dr. Bob Hieronimus e o documentarista John Wesley Chisholm desistiram de encontrar a Kombi que apareceu no Festival de Woodstock e que instantaneamente virou um dos símbolos do evento da contracultura, realizado entre 15 e 17 de agosto de 1969 numa fazenda de Bethel, a cerca de 160 quilômetros de Nova York.

(Imagem: divulgação)

O jeito, então, foi achar uma igual àquela (Microbus Standard 1963), restaurá-la e recriar a pintura original, nascida justamente para enfeitar o carro que levou uma banda ao festival. O processo demorou três anos e a primeira exibição foi no último final de semana, na Califórnia, durante o encontro do Orange County Transporter Organization.

(Imagem: divulgação)

"O carro é realmente sobre ser uma pessoa em um planeta. Por todos os lados há uma história, e todas apontam para unificação, trabalhando juntos e uma consciencialização mais elevada, que é o que a Luz realmente é ", filosofou Hieronimus, autor da pintura original. "Trata-se de uma sala de estar sobre rodas que você pode customizar como quiser e transportar sua família, seja o que for que você define como família, e para onde quer que você vá", completou Chisholm.

(Imagem: divulgação)

A Volkswagen dos Estados Unidos – que há pouco tempo restaurou um Fusca que acompanhava a mesma dona há 52 anos – soube do projeto e apoiou a restauração.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.