William Bonner é dono de um Volkswagen Gol GT; veja história do esportivo
(SÃO PAULO) – Pouca gente sabe, mas o apresentador William Bonner é um apreciador de carros antigos.
No último final de semana, ele repetiu o ritual de muitos colecionadores e tirou seu possante da garagem. Só que resolveu mostrá-lo em sua conta no Instagram. E aí muita gente descobriu que Bonner tem um Gol GT.
O esportivo nacional é de 1986, último ano de fabricação do modelo lançado dois anos antes. Aquele não era um "Golzinho" qualquer: além do motor 1.8 refrigerado a água, ele trazia molas novas, amortecedores mais firmes, barra estabilizadora de maior diâmetro e freios redimensionados.
A estrela maior, porém, era o comando de válvulas do Golf GTi europeu. Resultado: o GT rendia 99 cv e 14,9 kgfm de torque máximo, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atingir a velocidade máxima de aproximadamente 180 km/h. Nada mal, hein?
O visual teve atenção especial com faixas pretas, rodas de liga leve de 14 polegadas, ponteira dupla de escapamento (com um ronco bem encorpado) e um enorme adesivo "GT" no vidro traseiro. Por dentro, o carro oferecia bancos Recaro, conta-giros, painel com novos grafismos e volante de menor diâmetro.
A trajetória do GT, porém, foi breve: ele saiu de linha em 1987, substituído pelo Gol GTS — que já trazia o visual reestilizado do restante da linha.
Foi o Gol GT, porém, que abriu caminho para a dinastia de versões esportivas do Gol, marcada posteriormente pelo Gol GTi, o primeiro carro nacional a sair de fábrica com injeção eletrônica. Até carro-conceito se inspirou no clássico esportivo: o Gol GT Concept foi uma das sensações do Salão do Automóvel de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.