"Carro de outro planeta", Williams 1992 de Nigel Mansell vai a leilão
(SÃO PAULO) – Um dos Williams-Renault FW14B que levaram Nigel Mansell ao título de 1992 da Fórmula 1 será leiloado no dia 5 de julho, durante o Goodwood Festival of Speed, em West Sussex, Inglaterra. O valor estimado não foi revelado pela Bonhams.

Williams FW14B/08 (Imagem: Bonhams/divulgação)
A história do FW14 começou em 1991, quando o desenhista Adrian Newey (hoje na Red Bull) e o engenheiro Patrick Head se juntaram para desenvolver aquele que instantaneamente se tornaria o carro de Fórmula 1 mais avançado de todos os tempos. Equipado com um 3.5 V10 (760 cv a 14.200 rpm), naquela temporada já contava com transmissão semiautomática, mas ainda tropeçava em constantes quebras. Ayrton Senna foi o campeão e a McLaren venceu entre os construtores. Mansell foi o vice.

Williams FW14B/08 (Imagem: Bonhams/divulgação)
Em 1992, o FW14 teve a transmissão e o controle de tração aprimorados e recebeu a revolucionária (e polêmica) suspensão ativa, que lhe renderam o apelido de "carro de outro planeta" – era comum Mansell e Ricardo Patrese, o outro piloto da Williams, enfiarem dois segundos nos outros pilotos. Por um breve período, contou até com ABS. Agora batizado de FW14B, teve seis chassis construídos, com números de série do 6 ao 11.

Williams FW14B/08 (Imagem: Bonhams/divulgação)
O que vai a leilão é o chassis número 8, que correu 13 das 16 provas da temporada de 1992. Sete dessas corridas com Mansell, que venceu cinco; outras seis com Patrese, que acabou a temporada como vice-campeão. Mansell venceria ainda mais quatro com outro chassis do FW14B, somando nove conquistas no ano. Nas mãos do inglês, o carro estampava o 5 vermelho, enquanto o italiano era identificado pelo 6 branco.

Williams FW14B/08 (Imagem: Bonhams/divulgação)
Segundo a Bonhmans, o FW14B/08 está em perfeitas condições: "tanto o seu motor V10 quanto o sofisticado sistema hidráulico de suspensão ativa foram exercitados nas últimas semanas".
Em 1993, o FW14B foi sucedido pelo FW15, outra obra-prima da Williams que levou o francês Alain Prost ao seu quarto e último título na categoria. Daí veio o FW16, em 1994, sem os recursos tecnológicos que fizeram dos três modelos anteriores os melhores F-1 até então construídos. E no que deu esse retrocesso todo mundo sabe.
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