Topo

Mora nos Clássicos

Mercedes 190 E de Senna foi parar na Austrália, e não pretende sair de lá

Rodrigo Mora

30/01/2019 08h00

(SÃO PAULO) – A história é conhecida: em 1984, a Mercedes organizou uma corrida para celebrar a abertura do novo circuito de Nürburgring (Alemanha), e o estreante e ainda desconhecido Ayrton Senna – substituindo Emerson Fittipaldi nos 45 do segundo tempo – jantou todo mundo, incluindo medalhões da F-1, como Alain Prost e Niki Lauda. O carro era o mesmo, Mercedes 190 E.

Encantado com o 190 E, Senna comprou um em 1985, quando ainda morava em Suffolk, na Inglaterra. O vendeu em 1987, quando assinou com a McLaren e foi morar em Mônaco, para o melhor amigo do seu empresário, que manteve o carro até 1996, dois anos após a morte do tricampeão.

O canal Seen Through Glass encontrou o 190 E de Senna, que hoje tem 240 mil quilômetros rodados e mora na Austrália com seu terceiro dono – que, claro, nem quer ouvir falar em vendê-lo.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.