Topo

Mora nos Clássicos

Possante Novo vai restaurar e personalizar Caravan 1975 na quarta edição

Rodrigo Mora

05/09/2018 07h00

Ficou assim a Caravan 1978 vencedora da terceira edição do Possante Novo

(SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) – José das Graças, "Zé da Caravan" para os íntimos, usava sua perua Chevrolet para vender frutas e legumes pela cidade. "Não tinha nem auto falante. Quando chegava na rua, buzinava e as pessoas já sabiam que era eu", relembra.

Os últimos dias de labuta da Caravan 1978 foram no ano passado, quando seu Zé resolveu se inscrever na terceira edição do "Possante Novo", projeto cultural realizado pela Veibrás, concessionária Chevrolet em São José dos Campos, que chega agora à quarta edição – restaurando, coincidentemente, outra Caravan. Na primeira edição, o vencedor foi um Chevette 1977; na segunda, um Opala SS 1974.

A ideia nasceu como uma ferramenta de marketing do pós-venda da loja, cujo objetivo era demonstrar a competência de sua oficina. Depois da inscrição, vem um processo seletivo que consiste em uma vistoria presencial dos carros, realizada por 19 técnicos da Veibras.

Na sequência, três finalistas têm seus carros expostos no Shopping Centervale, em São José dos Campos, para votação do público. Complementam essa fase o voto pela internet e o do corpo de jurados – nesse ano composto por dois engenheiros, um colecionador de antigos e um especialista em funilaria e pintura.

Quarta edição do projeto vai restaurar outra Caravan, esta 1975

"O veículo escolhido passa por uma reforma estética, que pode envolver funilaria, pintura, acabamento interno, acessórios, troca de pneus e rodas, buscando manter sempre suas características originais", explica Rafael Davoli, diretor da Veibras.

Na última edição, concluída no mês passado, foram 150 inscritos, contra 30 da anterior e 1.690 votos presenciais. O vencedor foi a Caravan 1975 de Gabriel de Souza. "Não sei como ela vai ficar, mas tenho certeza de que ficará como nova", reflete o barbeiro de 26 anos.

Neste quarto capítulo, a personalização será responsabilidade de Fernando Baptista, o Batistinha, reconhecido customizador cuja especialidade são Fords e Chevrolets. Um dos segredos, revela, é conversar com o dono pra entender suas preferências e daí sugerir as modificações. O outro é "fazer algo atemporal, que daqui a dez anos ainda seja atual, respeitando a originalidade do carro".

Gabriel vai ter que lidar com a ansiedade até 24 de novembro, quando terá a Caravan, agora restaurada, de volta.

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.