Símbolos da Volvo, 850 T5-R, 1800 ES, 960 e 240 recebem nova V60 na Espanha
É raro uma fabricante lançar um carro com seus antecessores – ou inspiradores – ali presentes, contando como a história foi sendo construída até a chegada daquele novo integrante da família. A Volvo faz isso agora, durante o lançamento da segunda geração da perua V60, na Espanha.
Exceto pela Duett, a pioneira, lançada em 1953, e a Amazon, de 1962, estavam lá algumas das principais (mas não todas) personagens que construíram a reputação da marca sueca como uma das principais – se não a principal – fabricante de peruas.
Depois de Duett e Amazon, em 1971 veio a 1800 ES, baseada no cupê 1800 – cujo exemplar que pertencera a Roger Moore, um dos James Bond mais famosos, fora exibido recentemente em um evento de clássicos na Alemanha.
O 1800 ES das fotos, um dos pouco mais de 8.000 produzidos, é de 1973 ( seu último ano) e leva motor 2.0 e câmbio manual de quatro marchas.
Quem está ao seu lado é uma 960 de 1991, equipada com um 3.0 de seis cilindros e câmbio automático de quatro marchas. Lançada em 1990, foi a última perua Volvo com tração traseira. Em 1996, seu nome muda para V90, que permanece vivo até hoje.
Apresentada no Salão de Genebra de 1994, a T5-R chega como a versão esportiva da 850 (1991 a 1996) e vira item de colecionador quase instantaneamente: "a intenção era produzir apenas 2.500 unidades. Os modelos pintados em amarelo esgotaram em algumas semanas, e assim o mesmo número de carros pretos foi produzido, finalmente seguido por uma última fornada de 2.500 exemplares em verde", explica a Volvo.
Seu motor é um 2.5 de cinco cilindros e 243 cv, que acoplado a um câmbio automático de quatro marchas leva a perua aos 100 km/h em 6,9 segundos. Naquele mesmo ano, a 850 estreia no British Touring Car Championship (BTCC) como a primeira perua de fábrica a disputar corridas.
Voltando a 1974, a série 245 é considerada pela própria marca um "arquétipo" das peruas Volvo. Antes de chegar ao fim, em 1993, se torna nos anos 1980 a primeira station wagon equipada com motor turbo.
O exemplar das fotos é a última que saiu da linha de produção em Gotemburgo, em 5 de maio de 1993. Trata-se de uma versão Polar, a mais luxuosa, equipada com um 2.0 de 113 cv e câmbio manual de quatro marchas. Segundo a Volvo, nunca foi dirigida.
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