Topo

Mora nos Clássicos

Exposição dos 50 anos do Corcel tem fotos de protótipos que nunca existiram

Rodrigo Mora

15/04/2018 09h01

Começa hoje no Miau (Museu da Imprensa Automotiva) a exposição que celebra os 50 anos do Ford Corcel. Revistas, fotos de imprensa e catálogos de época são caprichosamente exibidos ao redor de um impecável Del Rey Scala 1983. Há também um documentário sobre o modelo.

Uma das pérolas do acervo são fotos de uma suposta – não há informações sobre o contexto das imagens – clínica realizada aparentemente entre 1976 e 1977. A Ford estaria preparando a renovação da gama e algumas possibilidade estavam na mira, como um Del Rey tentando parecer um Galaxie e um Corcel com cara do que veio a ser, de fato, o Del Rey.

Esse protótipo de Del Rey nunca foi adiante, felizmente. Acima, o Corcel

E o que dizer do protótipo construído na tentativa de replicar por aqui a receita do Fiesta, lançado na Europa em outubro de 1976? No fim das contas, o compacto estreou no Brasil só em fevereiro de 1995, importado da Espanha.

Esse é o Fiesta europeu, inspiração para o estranho protótipo acima dele

O Corcel começou a ser fabricado no Brasil em setembro de 1968, apenas na versão de quatro portas e com motor 1.3, de 68 cv. No ano seguinte surge o cupê e sobre essa carroceria, na sequência, é lançada versão GT, de 80 cv. A perua Belina estreia em 1970, completando a linha.

Em 1977 estreia o Corcel II, que embora aparentava ser maior, mantinha a distância entre-eixos e era apenas ligeiramente mais comprido e mais largo. A família cresce em 1981 com o Del Rey, que era a opção para os que desejavam um Corcel de quatro portas, e novamente em 1984, com a picape Pampa – última a chegar e última a ir embora, encerrando a linha Corcel em 1997.

Claro que a história do Corcel é muito mais rica do que esse breve resumo, e para conhecê-la a visita ao Miau é essencial. E o melhor: hoje tem meia-entrada (R$ 15) para todos.

O museu fica na rua Marcelina, 108, zona oeste de São Paulo. Mas se você não puder ir hoje, tudo bem: segundo Marcos Rozen, curador da exposição, ela "vai longe".

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.