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Mora nos Clássicos

Volkswagen, 65

Rodrigo Mora

23/03/2018 06h00

Hoje, 23 de março, a Volkswagen completa 65 anos de vida no Brasil. Nesse dia, em 1953, os primeiros Fuscas montados pela empresa saíam de um galpão na Rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga. O carro vinha desmontado e encaixotado da Alemanha e aqui 12 funcionários juntavam suas peças.

De acordo com a VW, foram 2.268 unidades do Sedan (o nome oficial do Fusca) e 552 da Kombi feitas ali entre 1953 e 1957, ano em que a Volkswagen mudou do modesto galpão para a atual fábrica, às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo. O primeiro produto da nova casa foi a Kombi, que ganhou as ruas em 2 de setembro de 1957. Dali, o primeiro Fusca só sairia no dia 3 de janeiro de 1959.

Contudo, engana-se quem conclui que a história do Fusca e da Kombi também começou neste 23 de março, 65 anos atrás. Seus encontros com o Brasil acontecem bem antes.

Fundada em 1945, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor foi a importadora e distribuidora oficial da Chrysler por aqui, pouco mais de uma década antes da criação efetiva da indústria automotiva nacional – o que aconteceria apenas em 16 de agosto de 1956, com a formalização do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), cujo destino era estimular a produção local.

A experiência com a Chrysler levou a Brasmotor a representar também a Volkswagen, a partir de 1949, e assim importar as primeiras unidades de Fusca e Kombi, que desembarcaram no Porto de Santos em 11 de setembro de 1950.

Poucos meses depois da chegada oficial da Volkswagen ao Brasil, as duas empresas se separam. Já a parceria com a Chrysler foi até 1957.

Mas a Brasmotor seguiu adiante produzindo eletrodomésticos, como os da Brastemp, marca criada por ela em 1954. Mesmo ano, aliás, desta Kombi picape fotografada saindo do supermercado popular que hoje ocupa o terreno que um dia abrigou o galpão da Volkswagen, inaugurado há 65 anos.

Kombi 1954 visita lugar que um dia abrigou sua "maternidade". Imagem: Murilo Góes/UOL

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.