Volkswagen, 65
Hoje, 23 de março, a Volkswagen completa 65 anos de vida no Brasil. Nesse dia, em 1953, os primeiros Fuscas montados pela empresa saíam de um galpão na Rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga. O carro vinha desmontado e encaixotado da Alemanha e aqui 12 funcionários juntavam suas peças.
De acordo com a VW, foram 2.268 unidades do Sedan (o nome oficial do Fusca) e 552 da Kombi feitas ali entre 1953 e 1957, ano em que a Volkswagen mudou do modesto galpão para a atual fábrica, às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo. O primeiro produto da nova casa foi a Kombi, que ganhou as ruas em 2 de setembro de 1957. Dali, o primeiro Fusca só sairia no dia 3 de janeiro de 1959.
Contudo, engana-se quem conclui que a história do Fusca e da Kombi também começou neste 23 de março, 65 anos atrás. Seus encontros com o Brasil acontecem bem antes.
Fundada em 1945, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor foi a importadora e distribuidora oficial da Chrysler por aqui, pouco mais de uma década antes da criação efetiva da indústria automotiva nacional – o que aconteceria apenas em 16 de agosto de 1956, com a formalização do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), cujo destino era estimular a produção local.
A experiência com a Chrysler levou a Brasmotor a representar também a Volkswagen, a partir de 1949, e assim importar as primeiras unidades de Fusca e Kombi, que desembarcaram no Porto de Santos em 11 de setembro de 1950.
Poucos meses depois da chegada oficial da Volkswagen ao Brasil, as duas empresas se separam. Já a parceria com a Chrysler foi até 1957.
Mas a Brasmotor seguiu adiante produzindo eletrodomésticos, como os da Brastemp, marca criada por ela em 1954. Mesmo ano, aliás, desta Kombi picape fotografada saindo do supermercado popular que hoje ocupa o terreno que um dia abrigou o galpão da Volkswagen, inaugurado há 65 anos.
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Kombi 1954 visita lugar que um dia abrigou sua "maternidade". Imagem: Murilo Góes/UOL
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