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Mora nos Clássicos

Pullman, na Mercedes, é luxo e espaço ao extremo; conheça limusine da marca

Rodrigo Mora

08/02/2020 07h00

(SÃO PAULO) – A partir de meados de 1860, "Pullman" virou sinônimo de luxo em viagens de trem pelos EUA. Isso porque os vagões elitizados que se distinguiam dos demais pelo espaço interno, pelos requintes de conforto e pelo tom de privacidade eram construídos pela Pullman Car Company, fundada por George Mortimer Pullman, que numa certa viagem entre duas cidades de Nova York achou a experiência nos vagões comuns muito desconfortável.

Miniatura de vagão da Pullman lembra origem das luxuosas limusines da Mercedes (Imagem: divulgação)

No início do século seguinte, quando o automóvel começou a se proliferar, aqueles que viajavam nos vagões luxuosos da Pullman exigiam o mesmo requinte em seus carros – à época, basicamente carruagens motorizadas. Logo a Mercedes-Benz associou o nome a seus modelos mais luxuosos, como o Nürburg Pullman Saloon, de 1928, e o 770 "Grand Mercedes" Pullman Saloon, apresentado em 1930.

Mercedes 15/70/100 PS, Typ 400 Pullman Saloon (Imagem: divulgação)

Nessa época, contudo, um modelo Pullman não obrigatoriamente tinha o entre-eixos alongado. Eram apenas carros espaçosos, requintados e com um vidro que separava o motorista dos passageiros de trás.

Mais tarde, em 1963, apareceu o 600 Pullman, talvez o mais emblemático de todos. Imagine a imponência de um carro que tinha apenas de entre-eixos 3,9 metros. Para dar conta de um carro que podia ter até seis portas e pesar duas toneladas a mais do que o 600 original, só mesmo um motor V8 de 250 cv. Sua despedida foi em 1981. Nos anos seguintes, a marca usou outros modelos – como o 500 SEL da série 126 – para dar continuidade à estirpe Pullman.  

Mercedes-Benz 600 Pullman State Limousine (W 100) 1967 (Imagem: divulgação)

No Mercedes-Benz Museum, em Stuttgart (Alemanha), os Pullman são dignos de uma exposição permanente. Na vida real, foram os carros que transportaram John Lennon, Imperador Hirohito e o Papa Pio XI, entre outras celebridades.

Atualmente, um Mercedes-Maybach S 650 Pullman tem 6,3 metros de comprimento e um motor V12 biturbo, de 630 cv.

Mercedes-Maybach S 650 Pullman (Imagem: divulgação)

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.