BMW ressuscita Garmisch, protótipo esquecido no tempo assinado por Gandini
(SÃO PAULO) – Era comum nos anos 1960 e 1970 que os estúdios de design – Pininfarina, Italdesign, Ghia, entre outros – apresentassem às fabricantes protótipos de carros cujo estilo fosse marcante e conectado à essência da marca. Servia como um cartão de visita: "veja o que nossos estilistas podem fazer por seus automóveis".
Foi o que o estúdio Bertone fez durante o Salão de Genebra de 1970 com o BMW Garmisch, desenhado por ninguém menos que Marcello Gandini.
O designer italiano já tinha no currículo obras de arte como Lamborghini Miura, Lamborghini Espada e Alfa Romeo Montreal. E estava no início de uma carreira que ainda presentearia o mundo automotivo com outras belezas, tais como Lancia Stratos, BMW Série 5, Fiat X1/9, Renault 5 Turbo e Citroën BX.
O problema é que depois do evento o protótipo – cujo nome remete à estação de esqui Garmisch-Partenkirch, na Alemanha – desapareceu, sobrando dele apenas esboços e imagens no arquivo do estúdio Bertone. Adrian van Hooydonk, hoje vice-presidente de design da BMW, se deparou com uma foto do Garmisch há alguns anos e decidiu redesenhar o modelo.
"Construir o BMW Garmisch pela segunda vez nos deu a oportunidade de homenagear Gandini, relembrar um de seus carros menos conhecidos e destacar a influência estilística de Bertone na evolução do design da BMW. Para mim, só isso foi motivo suficiente para fazer este projeto, preenchendo as lacunas e completando a história da BMW", justificou o chefão de estilo da marca alemã.
Para chegar às linhas atuais, Hooydonk escalou equipes de design e do BMW Classic para dar início aos processos de pesquisa e produção. A ideia era ser fiel ao projeto original.
"Como os documentos originais da BMW Garmisch eram escassos, os designers e historiadores tiveram que refazer cada detalhe do exterior e do interior do carro a partir de uma pequena seleção de imagens de período, a maioria disponível apenas em preto e branco. Em primeiro lugar, o carro foi recriado em 3D como uma renderização por computador. Então, um modelo em escala real foi construído para ajustar as proporções e detalhes", explica o comunicado da BMW. O próprio Gandini, hoje com 80 anos, participou do processo com as lembranças que tem do conceito.
A apresentação oficial do Garmisch foi no concurso de elegância Villa d'Este, no último final de semana. Agora, o carro fará parte do acervo do museu da BMW, em Munique, na Alemanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.