Topo

Mora nos Clássicos

Ignorado e fadado ao sumiço, manual do proprietário ganha exposição em SP

Rodrigo Mora

16/04/2019 16h23

(SÃO PAULO) – Ao explicar como o uso do câmbio poderia implicar em economia de combustível, o manual do proprietário do Ford Corcel II 1981 sugeria ao motorista pular direto da terceira para a quinta marcha. 

Essa e outras orientações típicas dessa literatura podem ser encontradas na exposição Manuais do Proprietário: Futura Espécie em Extinção, que estreará na próxima sexta-feira, 19, no Museu da Imprensa Automotiva. São mais de 200 livretos (todos originais) de carros dos anos 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. O mais antigo é do Jeep Willys 1961 e o mais novo do Ford Fusion 2006.

(Imagem: divulgação)

"Nos veículos mais modernos os manuais de papel foram substituídos por versões eletrônicas que podem ser consultadas em celulares ou pelo sistema multimídia do carro. Em alguns casos funcionam até por meio de inteligência artificial. Com isso nos parece bastante óbvio que o manual do proprietário em seu formato tradicional está com os dias contados, tornando-se uma futura espécie em extinção. Por isso decidimos montar uma exposição em sua homenagem, mostrando as peças históricas mais relevantes de nosso acervo", explica Marcos Rozen, curador do MIAU.

Entre as raridades, manuais de DKW-Vemag Fissore, Willys Itamaraty, VW SP1/SP2, Chrysler Esplanada GTX, MP Lafer, Gurgel X-12, Dardo, VW Variant II, VW Gol GT e VW Santana Executivo. Embora o foco seja em carros nacionais e importados que foram comercializados no Brasil, há intrusos, como os manuais de Ford Granada e Vauxhall Cavalier.

Um dos grandes diferenciais da exposição é que todos os manuais podem ser consultados livremente pelos visitantes. "Os museus de todo o mundo estão cada vez mais deixando de ser locais de mera contemplação para se tornarem verdadeiras fontes de contato com os temas que abrangem, permitindo aos visitantes interagirem de forma mais concreta com seus acervos. Essa sempre foi uma marca das exposições do MIAU, que permanece agora com a mostra dos manuais do proprietário", afirma Rozen.

Curiosidade: 75% dos manuais estão "virgens", sem anotações sobre antigos donos ou carimbos referentes a serviços de revisões.

Serviço

Manuais do Proprietário: Futura Espécie em Extinção

Local: MIAU – Museu da Imprensa Automotiva: Rua Marcelina, 108. Vila Romana, São Paulo SP

Site: www.miaumuseu.com.br

Telefone: (11) 98815.7467

Inauguração da exposição em horário especial: 19/4, das 12h às 17h

Horário regular do museu: sábados e domingos, das 13h às 17h

Ingressos: R$ 15, em promoção de meia entrada para todos

(Imagem: divulgação)

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.