Topo

Mora nos Clássicos

Acervo de 250 clássicos de Fiat, Alfa e Lancia é nova meca automotiva

Rodrigo Mora

10/04/2019 07h00

(SÃO PAULO) – FCA Heritage HUB é o nosso novo destino dos sonhos. Construído em Mirafiori, perto de Turim, o local abriga em 15.000 m2 mais de 250 veículos históricos (alguns nunca exibidos publicamente) das marcas italianas que formam o conglomerado automobilístico, a saber, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo. 

(Imagem: divulgação)

O prédio que abriga o acervo é em si um patrimônio histórico: agora restaurada – mas mantendo as cores, o piso de concreto e a grade de pilares de metal –, a Officina 81 faz parte de um complexo industrial que já abrigou linhas de produção e, nos sangrentos anos 1970, greves do proletariado.

"Se você olhar para cima, poderá assistir a uma exposição suspensa sobre a história de Mirafiori: uma viagem através de fotos e texto que conta intuitiva e imersamente a fascinante história dos eventos mais importantes do local, oitenta anos após sua inauguração", diz o comunicado do FCA Heritage, departamento criado em 2015 com essa única missão: manter viva a história de quatro das principais marcas italianas através dos carros.

(Imagem: divulgação)

Uma área central é reservada a oito exposições temáticas – Archistars, Concept and Personalized Cars, Eco and Sustainable, Epic Journeys, Records and Races, Small and Safe, Style Marks e The Rally Era –, cada uma reunindo oito carros. O FCA Heritage ainda restaura e vende clássicos das marcas.

(Imagem: divulgação)

O FCA Heritage HUB estreia em momento oportuno, pois a Fabbrica Italiana Automobili Torino, a Fiat, foi fundada em 1º de julho de 1899.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.