Porsche restaura primeiro exemplar do 917, ícone das 24 Horas de Le Mans
(SÃO PAULO) – Talvez seja exagero dizer que o 917 é o "carro de corrida mais famoso de todos os tempos", como proclama a Porsche. Mas é um dos mais prolíficos na história do automobilismo, com versões criadas a partir da mesma base – PA Spyder, KH (cauda curta) Coupé, LH (cauda longa) Coupé, /20 Coupé, /30 Spyder –, se moldando à pista na qual iria competir.
E o número 001 acaba de ser restaurado pela marca.
Sua estreia ocorre há exatos 50 anos, durante o Salão de Genebra de 1969, com a mira apontada para as 24 Horas de Le Mans (vencida em 1970 e 1971) e para o Campeonato Mundial de Marcas. O chassis número 001 foi o primeiro de 25 exemplares construídos para atender aos requisitos de homologação e serviu como carro de apresentação.
Se no evento suíço o 917 apareceu pintado de branco e verde, no Salão de Frankfurt do mesmo ano surgiu em branco e laranja; a famosa pintura da Gulf Oil apareceu na sequência. Foi com essa estampa que os pilotos Pedro Rodriguez e Jackie Oliver estabeleceram o recorde de 249 km/h de velocidade média, durante os 1.000 quilômetros de Spa-Francorchamps, em 1971.
A restauração do 917-001 tomou mais de um ano de mecânicos e ex-engenheiros da Porsche. "O projeto foi particularmente desafiador desde o início por causa das múltiplas transformações que o carro sofreu durante seu tempo como veículo de teste e apresentação. A principal prioridade foi a conservação e reutilização dos materiais originais do veículo sempre que possível e tecnicamente viável", justifica a marca.
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