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Chevrolet Camaro x Ford Mustang: quem tem a trajetória mais marcante?

Rodrigo Mora

03/03/2019 07h00

Rivalidade histórica hoje se repete em vários países, inclusive no Brasil

(SÃO PAULO) – O que define um Muscle Car? Basicamente, trata-se de um carro norte-americano com pelo menos 5 metros de comprimento, um enorme motor V8, sem grandes refinamentos técnicos e espartano da porta para dentro.

Mas aí vem a Ford e revoluciona a indústria automotiva com o Mustang, mexendo na receita: o carro é compacto, a capacidade cúbica do V8 diminui e ele precisa ser acessível ao jovem norte-americano. A Chevrolet surfa nessa onda com o Camaro. Surge então uma espécie de subcategoria, os Pony Cars.

Muscle ou Pony, o fato é que pela primeira vez na história Ford Mustang e Chevrolet Camaro são vendidos oficialmente no mercado brasileiro. Desde 1964 e 1966, respectivamente, os dois desembarcavam no Brasil por meio de importadores independentes, ou colecionadores em busca dos modelos que marcaram sua juventude. Mas, agora que ambos estão aqui, como escolher um deles?

1964 – A primeira geração do Mustang nasceu a 17 de abril, em Nova York, partindo de US$ 2.368. Seu nome remetia ao P-51 Mustang, avião usado na Segunda Guerra Mundial. A versão mais esportiva do modelo chega em 1965: o Shelby GT350 carrega um motor V8 de 310 cv. No ano seguinte, o Mustang ultrapassa a marca de 1.000.000 de unidades vendidas.

(Imagem: divulgação)

1966 – Onde estava o carro esportivo acessível da General Motors quando a Ford lançou o Mustang? A Chevrolet demorou dois anos para reagir, que foi o tempo necessário para desenvolver o Camaro a partir do Nova II. Em setembro, o Camaro começa a ser vendido, partindo de US$ 2.466. O conversível estreia no ano seguinte, US$ 240 mais caro.

(Imagem: divulgação)

1967 – Em resposta ao lançamento do Camaro, o Mustang ganha a versão GT500, ainda mais musculosa (360 cv) e a carroceria "fast back". Em 1969, surgem 11 combinações diferentes de powetrain.

(Imagem: divulgação)

1969 – O lendário Z/28, considerado até hoje um dos Camaros mais emblemáticos, estreia. E logo ganha a companhia da versão ZL-1, equipada com um enorme motor V8 de 430 cv. Apenas 69 foram feitos, e por isso é o Camaro mais colecionável de todos.

(Imagem: divulgação)

1970 – A primeira mudança visual do Camaro vem acompanhada da versão Z/28 amansada, com um 5.7 V8 "small block". À época, a revista especializada Car and Driver concluiu: "O Z/28 não é tão emocionante como já foi. É mais tolerante ao volante e mais maduro em seu comportamento. Tudo considerado, tem um motor melhor agora, mas a perda de um espírito adolescente despreocupado e irreprimível nunca pode ser testemunhada sem algum arrependimento".

(Imagem: divulgação)

1974 – Depois de quase dez anos de sucesso e versões icônicas, como a Boss, o Mustang se despede da plataforma Falcon. A crise do petróleo explode, e com ela começa uma fase conturbada na história do Mustang: não bastou perder o motor V8, a linha 1974 diminuiu 48 centímetros no comprimento.

(Imagem: divulgação)

1975 – O Camaro encarou a crise do petróleo talvez com mais dignidade: como os do Mustang, seus motores também foram reprimidos – o V8 chegava a tímidos 145 cv –, mas suas proporções e o conceito estético foram mantidos.

(Imagem: divulgação)

1978 – Desde seu lançamento, o Mustang tenta reconquistar seus fãs: retorno do V8, inclusão de pacotes especiais e teto de fibra removível, para simular um carro conversível – apostas que culminam na versão Cobra. Nada, porém, que devolvesse a virilidade dos velhos tempos.

(Imagem: divulgação)

1979 – Uma nova fase se inicia com a plataforma Fox, que deixa o Mustang com cara de compacto europeu. Mas o muscle car americano ainda sofre com as restrições de poluentes, e seu motor V8 é "estrangulado" para 117 cv. A carroceria conversível retorna, após 10 anos de ausência.

(Imagem: divulgação)

1981 – Após 11 anos, a segunda geração do Camaro chega ao fim. O modelo 1982 apresenta um dos estilos mais icônicos da carreira do modelo. Era a personificação dos anos 1980 em um automóvel.

(Imagem: divulgação)

1984 – Estreia da versão SVO, que devolve parte da esportividade do Mustang. Dois anos depois, o 5.0 V8 troca os carburadores por injeção eletrônica, e o consumidor responde: mais da metade dos 211.225 Mustangs comercializados em 1988 são equipados com esse motor.

(Imagem: divulgação)

1985 – O Camaro vai se curando da anemia imposta pela crise do petróleo aos poucos. Nesse ano, a versão IROC-Z traz um 5.0 V8 de 215 cv. Em 1987, o line-up do modelo incorpora novamente um conversível, o primeiro desde 1969.

(Imagem: divulgação)

1993 – A quarta geração do Camaro eleva o patamar tecnológico do modelo, com novas opções de motorização, câmbio manual de seis marchas e mais refinamento interno. Em 1999, um 5.7 V8 feito em alumínio eleva a potência para 305 cv.

(Imagem: divulgação)

1994 – A era "Fox body" dá lugar à quarta geração do Mustang, que se reconecta às raízes do típico muscle car americano. Das 1.850 peças do carro, 1.330 são substituídas.

(Imagem: divulgação)

2001 – Reestilizado, o Mustang estreia a versão Bullitt, que presta homenagem ao clássico filme estrelado por Steve McQueen, em 1968. Em 2004, a Ford chega à marca de 300 milhões de carros produzidos. No mesmo ano, o Mustang se despede da fábrica de Dearborn, onde fora produzido desde 1964.

(Imagem: divulgação)

2002 – Embora famoso e novamente potente, o Camaro não tinha mais o prestígio de antes. Ao completar 35 anos, é aposentado – a princípio, definitivamente.

(Imagem: divulgação)

2005 – A quinta geração do Mustang estreia na nova fábrica de Flat Rock, em Michigan, enfim reencontrando seu conceito original. Em 2009, um GT conversível sai da linha de produção e rompe a barreira de 9 milhões de Mustangs produzidos. Quatro anos depois, o Shelby GT500 reaparece, agora como o Mustang mais potente já feito, com 670 cv.

(Imagem: divulgação)

2010 – Após recorrer ao governo Obama para se recuperar financeiramente de sua pior crise, a General Motors se reorganiza. E nada como evocar velhos e prósperos tempos do que relançando o Camaro. E é a quinta geração que marca a estreia oficial do Camaro no Brasil, no início de 2011, por atraentes R$ 185 mil. Nada com 406 cv e 57 kgfm de torque, frutos de seu poderoso 6.2 V8, podia ser comprado 0 km com tal quantia.

(Imagem: divulgação)

2013 – Estreia da sexta e atual geração do Mustang.

(Imagem: divulgação)

2016 – O Camaro entra na sexta geração.

(Imagem: divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.