Topo

Mora nos Clássicos

Coadjuvantes de respeito

Rodrigo Mora

28/01/2019 13h23

(SÃO PAULO) – Todos sabem que foi um engenheiro da Volvo, Nils Bohlin, que inventou o cinto de segurança de três pontos. Alguém se imagina dirigindo sem esse dispositivo, criado em 1959?

Pois não foram apenas marcas famosas que revolucionaram a indústria. Há personagens outrora coadjuvantes, hoje desconhecidas até, que trouxeram ao mundo automotivo soluções essenciais, agora óbvias e indispensáveis.

Panhard Dyna 110 (Imagem: reprodução publicitária)

Veja o caso da francesa Panhard, fundada em 1890. É dela um motor de dois cilindros opostos, refrigerado a ar, um dos mais eficientes do seu tempo. O Type X21, de 1905, era um dos automóveis mais suaves e silenciosos. Em 1948, o Dyna 110 saía de fábrica com motor em alumínio e suspensão independente. Comprada pela Citroën em 1963, morreu em 1967 – dali em diante, apenas sua divisão de veículos blindados sobreviveu.

Já ouviu falar na norte-americana Cord, em atividade entre o fim da década de 1920 e o começo da de 1940? Pois é dela o modelo 810, considerado pelo prestigiado Metropolitan Museum of Art "a maior contribuição dos Estados Unidos ao design de automóveis". E o L-29, de 1929, não tinha túnel central de transmissão.

Cord 810 (Imagem: RM Sotheby's/divulgação)

A inglesa Bristol nasceu como fabricante de aviões e, logo após a Segunda Guerra Mundial, começou a fazer carros. O primeiro foi o 400, seguido do 401, de 1948. Era um carro de luxo e um dos poucos, naquela época, talhado com ajuda de um túnel de vento.

Bristol 401 (Imagem: divulgação)

Parece simples, mas nem sempre a seta esteve acoplada às luzes de freio. A ideia veio dos engenheiros da alemã Borgward, que também aplicou ao Hansa 1500 outras soluções até então incomuns, como o assento dianteiro corrido, que podia levar três pessoas.

Borgward Hansa 1500

Centenas de exemplos estão escondidos na história. Marcas nem sempre bem-sucedidas, muitas vezes esquecidas, mas fundamentais para a evolução do automóvel.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.