Topo

Mora nos Clássicos

"Possante Novo" entrega Caravan 1975 customizada por Batistinha

Rodrigo Mora

27/11/2018 07h03

(Imagem: Divulgação)

(SÃO PAULO) – A Veibrás entregou no último sábado o quarto carro do Possante Novo, projeto cultural que restaura e customiza clássicos da Chevrolet. Dessa vez foi uma Caravan 1975 – na primeira edição, o vencedor foi um Chevette 1977; na segunda, um Opala SS 1974 e na terceira outra Caravan, só que 1978.

Gabriel de Souza, 24 anos, deu sorte: sua Caravan foi assinada por Fernando Batistinha, uma das referências do assunto. "Um dos segredos é conversar com o dono para entender suas preferências e daí sugerir as modificações. O outro é "fazer algo atemporal, que daqui a dez anos ainda seja atual, respeitando a originalidade do carro", explica Batistinha, personalidade sempre ligada a modelos da Ford, mas que de tempos pra cá passou a mexer também em modelos de outras marcas.

Nesse quarto capítulo do Possante Novo foram 130 inscritos. Depois da inscrição, vem um processo seletivo que consiste em uma vistoria presencial dos carros, realizada por 19 técnicos da Veibras.

Na sequência, três finalistas têm seus carros expostos no Shopping Centervale, em São José dos Campos, para votação do público. Complementam essa fase o voto pela internet e o do corpo de jurados – nesse ano composto por dois engenheiros, um colecionador de antigos e um especialista em funilaria e pintura.

A Caravan do Gabriel, antes da oficina (Imagem: Rodrigo Mora)

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.