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Mora nos Clássicos

Pontiac de Burt Reynolds em "Agarra-me se Puderes" vai a leilão nos EUA

Rodrigo Mora

22/09/2018 08h00

(SÃO PAULO) – Morto no último dia 6 de ataque cardíaco, aos 82 anos, Burt Reynolds deixou além de uma herança de US$ 5 milhões, também carros clássicos. Três deles vão a leilão no próximo dia 29 pela Barrett-Jackson, em Las Vegas (EUA). Não há valor de reserva.

Um deles é uma recriação do Pontiac Firebird Trans Am 1978 usado pelo ator em Smokey and the Bandit ("Agarra-me se Puderes" no Brasil) em 1977. Reynolds interpreta Bo "Bandit" Darville, contratado pelo chefão da cervejaria Coors para transportar 400 caixas da bebida do Texas para Atlanta – o que era ilegal naquele momento. Bandit recruta o amigo Cledus "Snowman" Snow para dirigir o caminhão, enquanto ele tem a função de despistar a polícia ao volante do potente Firebird.

Difícil cravar quem ajudou mais na imagem de quem, o carro na do ator, ou o ator na do carro. Se a máquina ajudou o homem na criação de sua imagem máscula, descolada e um tanto contraventora, Reynolds fez igualmente bem ao Trans Am. Depois desse filme, a General Motors (dona da marca Pontiac) viu as vendas do modelo quase dobrarem nos dois anos seguintes ao lançamento da película, ultrapassando inclusive o Camaro, seu irmão de plataforma.

Outro Pontiac Firebird, este na versão Formula, remonta ao modelo usado em "Hooper," filme que presta homenagem aos dublês cinematográficos.

Não é a primeira vez que um Trans Am conectado ao filme vai a leilão. Em 2016, o exato carro usado na propaganda do filme – que posteriormente foi dado de presente a Reynolds – foi arrematado por US$ 550 mil.

Curiosidade: ambos são de autoria da Bandit Movie Cars, especialista em caçar e restaurar carros da franquia. O Pontiac Firebird foi lançado em 1967 e durou até 2002, percorrendo quatro gerações.

O último modelo é uma picape Chevrolet R30 1987, também uma recriação do exemplar exibido em The Cannonball Run (Quem Não Corre Voa, no Brasil), de 1981.

Atualizando: arrematados, os três carros somaram US$ 379.500 no leilão realizado no dia 29 de setembro. 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.