Topo

Mora nos Clássicos

McLaren anuncia novo programa de restauração certificada do F1

Rodrigo Mora

04/09/2018 16h59

McLaren F1 GTR Longtail 25R

(SÃO PAULO) – A McLaren anunciou um novo esquema de certificado de autenticidade para os F1 e já mostrou o primeiro carro restaurado sob os termos do novo programa. Trata-se do último '25R' 1997 F1 GTR Longtail a participar de campeonatos de corrida de carros.

Segundo a McLaren, o novo certificado "foi desenvolvido para garantir a autenticidade tanto das versões de rua quanto das de pista, oferecendo paz de espírito para os atuais e futuros proprietários do esportivo". (Realmente, não dá pra ser dono de um McLaren F1 e viver sem paz de espírito, tenha dó).

Do total de 106 unidades produzidas entre 1992 e 1998, 64 foram carros de rua e 28 são GTR, destinados às corridas. Garante a marca inglesa que todos são elegíveis ao novo certificado, que atesta a proveniência, a originalidade, o histórico de manutenções e o passado nas pistas, caso dos GTR. Também certifica se o carro se manteve fiel às especificações de fábrica e se recebeu incrementos sancionados pela McLaren. Vai tudo documentado em um livro ilustrado.

Este 25R foi produzido em 1997 e correu as 24 Horas de Le Mans daquele ano. Depois seguiu para campeonatos no Japão, encerrando a carreira em 2005, no Fuji Speedway. De acordo com a McLaren Special Operations, a única peça usada na restauração que não é original é uma luz azul de identificação, retirada de uma asa de avião.

McLaren F1 GTR Longtail 25R

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.