Topo

Mora nos Clássicos

Porsche 911 “Project Gold” é um 993 restaurado, dourado e só pra pista

Rodrigo Mora

24/08/2018 12h30

(SÃO PAULO) – O "Project Gold" da Porsche ficou pronto e é o sonho de qualquer entusiasta da marca: um 911 da geração 993 completamente novo.

Vinte anos depois do fim daquela icônica encarnação do 911, a Porsche Classic pegou a carroceria do modelo, aplicou os protocolos anti-corrosão dos modelos atuais, deu-lhe um banho na cor Golden Yellow Metallic, pintou as rodas de preto com detalhes em amarelo e revestiu o interior com o mesmo tema.

O motor 3.6 biturbo mantém a refrigeração original, a ar, e rende 450 cv. O câmbio é manual, de seis marchas, acoplado a uma tração integral. Segundo a marca, a reconstrução do modelo foi possível graças ao estoque de 52 mil peças do Porsche Classic, 6.500 só do 911 993.

Cor do 911 "Project Gold remete à do 911 Exclusive Series

A apresentação oficial será durante o Porsche Rennsport Reunion, em Laguna Seca, nos EUA, em 27 de setembro. No mesmo dia, o carro será leiloado e o lucro será doado à Fundação Ferry Porsche, uma organização não-lucrativa criada este ano para marcar a comemoração dos "70 anos da Porsche".

Embora o número do chassi siga o do último modelo produzido em série, este só poderá ser usado nas pistas, já que trata-se de um carro fiel ao que se produzia em 1998, portanto sem os compromissos com emissões de poluentes e segurança em vigor atualmente.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.