Topo

Mora nos Clássicos

Encontro da Fazenda da Grama atrai raridades que nem sempre saem da garagem

Rodrigo Mora

20/08/2018 12h20

(ITUPEVA) – Oficialmente, 2018 contabilizará 125 encontros de carros antigos. Considerando também os que não estão na agenda da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o número total passará de 200, estima-se. Tem de tudo: grandes, pequenos, profissionais, amadores (no bom sentido), bem organizados, malfeitos..

O da Fazenda da Grama, que estreou no último sábado, é peculiar. Embora modesto – foram 110 exemplares, segundo a organização –, conquistou sua relevância ao atrair tradicionais colecionadores e reunir carros que dificilmente saem da toca. Por enquanto, trata-se de um evento restrito a convidados, não aberto ao público.

Jaguar E-Type encara conterrâneos ingleses, ainda na concentração

Primeiro eles se concentraram no Shopping Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo. Ali já deu para entender o naipe do evento, com Saab 900 Turbo S 16 Aero ao lado de Jaguar XK 150, Ferrari 308 GTB e Ford Mustang Fastback, entre outros.

Dali todos seguiram para a fazenda, em Itupeva, interior de São Paulo. Logo de cara, um Allard J2, um Rolls-Royce Phantom e um Porsche 356 recepcionavam os convidados. Lá, o número de Jaguares E-Type foi de um (no shopping) pra três. Porsche 944? Dois, um deles ao lado de um 911 Carrera e de um 356. A lista vai longe com modelos da Mercedes, BMW, Alfa Romeo…

"O evento está bem organizado, o lugar é maravilhoso e até a distância entre São Paulo até aqui (80 km) foi a ideal, porque é o bastante pra colocarmos os carros pra descarbonizar sem ser muito longe", avalia o colecionador Julio Penteado.

Ricardo Berg, idealizador do evento, já avisou que se depender dele haverá uma segunda edição, em 2019. "Quero agora fazer algo maior, agora envolvendo também os clubes, que trarão seus melhores carros para o evento", explica.

Diversidade: Ford, Mercedes, Chevrolet..

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.