Topo

Mora nos Clássicos

Museu de espiões em Nova York compra Aston Martin de James Bond

Rodrigo Mora

20/07/2018 17h37

Aston Martin DB5 de 007 GoldenEye foi leiloado (Foto: Divulgação)

(SÃO PAULO) – Carros da Aston Martin figuram filmes da franquia 007 desde 1964, com Sean Connery dirigindo um DB5 em Goldfinger. Alguns foram parar em leilões, como o DB5 da cena inicial de Goldeneye (1995), que acaba de ser arrematado durante leilão realizado no Goodwood Festival of Speed por £ 1,9 milhão (R$ 9,4 milhões). O valor supera o £ 1,6 milhão (R$ 7,7 milhões) anteriormente estimados.

A parte curiosa é que o modelo outrora pilotado por Pierce Brosnan na cena de abertura – em que o agente secreto duela com a Ferrari 355 da vilã Xenia Onatopp – foi comprado pelo Skyscape, um museu recentemente aberto em Nova York dedicado à… espionagem.

Foram três carros usados no filme, dois deles nas cenas de perseguição – e esse do museu é um deles. Depois do filme, meio baleado, foi restaurado e usado para divulgar a película e, mais tarde, usado pela própria Aston Martin para promover seu sucessor, o DB7.

O outro carro da perseguição foi usado posteriormente nas filmagens de Skyfall, Tomorrowm Never Dies e Spectre.

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.