Topo

Mora nos Clássicos

Mercedes quer vender réplica do Patent-Motorwagen, primeiro carro do mundo

Rodrigo Mora

27/06/2018 07h45

Benz Patent-Motorwagen Replika

(SÃO PAULO) – O Mercedes-Benz Classic Center, braço da fabricante alemã responsável pelos carros antigos da marca, pôs à venda um Benz Patent-Motorwagen Replika. Sim, trata-se de uma réplica do primeiro automóvel da História, patenteado por Karl Benz em 29 de janeiro de 1886.

Para exibir o Patent-Motorwagen em eventos, museus e até mesmo em fábricas ou escritórios da Mercedes, a empresa construiu algumas réplicas do modelo. A primeira fornada saiu em 1980, e a segunda veio em 2001 e 2002. Alguns acabaram chegando às mãos de colecionadores, como esse exemplar à venda.

Mecanicamente, o Patent-Motorwagen é composto por um motor de 954cm³, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a água, produtor de 0,9 cv. Tudo compactado entre 2,70 de comprimento e 1,40 m de largura.

Detalhe do motor do Benz Patent-Motorwagen Replika

Sem pedais ou marchas para trocar, ao condutor basta acionar uma alavanca que, empurrada para frente, dá velocidade ao Patent, que não passa de 16 km/h, segundo a Mercedes. Puxada para trás, a tal alavanca freia o carro. E não há ré.

"Esse modelo em particular foi construído em 2002, e recentemente foi adquirido, inspecionado e revisado pelo Classic Center, apresentando funcionamento perfeito", explica o comunicado do All Time Stars, organização dentro do MB Classic Center que se encarrega da comercialização de modelos antigos da fabricante.

Preço? Não divulgado…

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.