Topo

Mora nos Clássicos

Maior coleção de clássicos da Ford vai a leilão na Holanda

Rodrigo Mora

12/04/2018 11h23

A Bonhams anunciou que levará a leilão, em 23 de junho, a coleção do Den Hartogh Museum, cuja especialidade são clássicos da Ford. "Acredita-se que esta seja a maior coleção particular de Fords do mundo, demonstrando a verdadeira amplitude e variedade da marca americana", explica a casa de leilões britânica.

Den Hartogh Museum é dominado por clássicos da Ford

São mais de 200 carros da Ford e da Lincoln (sua marca de luxo), além de mais de 50 motocicletas de outras fabricantes. Há uma variedade de Model A, Model B e Model C, além de carros de bombeiro e de sorveteiro, por exemplo. Todos à venda, sem reserva – ou seja, qualquer um, não apenas colecionadores, podem comprá-los.

O leilão acontecerá no próprio museu, que fica em Hillegom, perto de Amsterdam, na Holanda. Ele foi fundado nos anos 1990 por Piet den Hartogh, que comprou seu primeiro Ford – influenciado pelos caminhões da marca usados na transportadora de seu pai – em 1956. A ideia de transformar a coleção em um museu foi de sua esposa.

"Por mais de duas décadas, a coleção tem sido uma parada obrigatória para todos os amantes de carros. Uma coleção tão grande e única, no entanto, requer uma enorme quantidade de paixão e dedicação. A filha de Piet, Greske, administrou o museu por muitos anos, mas a família decidiu que chegou a hora de compartilhar sua notável coleção com as legiões de fãs da Ford que garantirão que cada peça receba a atenção que merece", conta a Bonhams.

Não só carros de passeio, mas também veículos comerciais estão no museu holandês

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.