Topo

Mora nos Clássicos

O que você faria com a Toleman do Senna que vai a leilão?

Rodrigo Mora

15/03/2018 12h01

Toleman-Hart TG184, que Ayrton Senna pilotou em seu primeiro GP de Mônaco, em 3 de junho de 1984

Sennistas de plantão: a Bonhams vai leiloar o Toleman-Hart TG184 que Ayrton pilotou em seu primeiro GP de Mônaco, em 3 de junho de 1984. Será no dia 11 de maio, em Monte Carlo.

Para quem não lembra, é aquela corrida em que o tricampeão, então um novato quase desconhecido, largou em 13o e chegou em 2o, num desfecho um tanto polêmico. Depois de ultrapassar alguns adversários (entre eles Niki Lauda, na Saint Dévote, por fora) e ver outros abandonarem, Senna certamente pegaria Prost, o ponteiro – a diferença entre ambos diminuía a cada volta. Antes que isso acontecesse, o diretor da prova (o ex-piloto Jacky Ickx) antecipou o fim da corrida, então na 31a das 76 voltas. Sua justificativa era a chuva torrencial, que de fato tirou muita gente da disputa.

Ao ameaçar a estrela Alain Prost, Senna foi revelado para o mundo do automobilismo. Mais tarde, viraria o "Rei de Mônaco", com seis trunfos em Monte Carlo (um de Lotus e cinco de McLaren).

Projetado por Rory Byrne e Pat Symonds, o TG184 é equipado com um motor 1.5 litro, de 4 cilindros e 600 cv. Além do Toleman, a Bonhams também levará ao evento o McLaren-Cosworth-Ford MP4/8 pilotado por Senna em 1993.

Os valores de lance inicial ainda não foram revelados.

Toleman-Hart TG184 de Senna vai a leilão em 11 de maio

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.