Topo

Mora nos Clássicos

Ferruccio Lamborghini, 76

Rodrigo Mora

21/02/2018 10h05

Foi em 20 de fevereiro, mas de 1993, que Ferruccio Elio Arturo Lamborghini morreu, aos 76 anos.

Nascido em 28 de abril de 1916 na província de Ferrara, norte da Itália, Ferruccio foi mecânico do exército italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, construiu seu primeiro trator, batizado de "Carioca", para então fundar a Lamborghini Trattori no ano seguinte.

No final dos anos 1950 cria a Lamborghini Bruciatori, fabricante de aquecedores a óleo e equipamentos de ar-condicionado. A fortuna vinda dessas empresas permitiu que ele pulasse dos Fiats do começo da carreira para Maseratis, Lancias e Alfas – até chegar às cobiçadas Ferraris. A primeira foi uma 250 GT, comprada no fim dos anos 1960.

Mas eram carros que não convenciam aquele homem de negócios bem-sucedido. Ele os classificava como bons, mas impróprios para o dia a dia. E o serviço de pós-venda da Ferrari também não ajudava.

Daí que Ferruccio parte para uma nova empreitada, criando a Automobili Lamborghini, em 1963. A 350 GT, primeiro modelo da marca, chega em 1964, um ano depois do protótipo 350 GTV, que não agradara o chefe.

Mas sua viagem de magnata da indústria automotiva dura pouco. Abalado por sucessivos reveses – primeiro no negócio de tratores, depois com a crise do petróleo –, Ferruccio vende os 49% das ações da fabricante de carros que lhe restavam para empresários suíços e se aposenta. Depois de passar pelas mãos de outros conglomerados empresariais e até pela Chrysler, em 1998 a marca é comprada pelo Grupo Volkswagen.

Em 1993, ano da morte de Ferruccio, o Lamborghini dos sonhos era o Diablo VT.

Sobre o autor

Rodrigo não Mora apenas nos Clássicos. Em sua trajetória no jornalismo automotivo, já passou por Auto+, iG, G1, Folha de S. Paulo e A Tarde - sempre em busca do que os carros têm a dizer. Hoje, reúne todos - clássicos e novos - nas páginas das revistas Carbono UOMO e Ahead Mag e no seu Instagram, @moranoscarros.

Sobre o blog

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigo mobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.